17 janeiro 2009

Utilidade política dos "médicos tradicionais" (4)



Mais um pouco da série.
Quem são os responsáveis da infelicidade, da doença, da morte, dos problemas sociais, do sofrimento, da opressão, do desemprego? São entidades visíveis, tocáveis, identificáveis? São moléstias físicas? É a malária, é um chefe qualquer?
Não: são entidades sobre-humanas, invisíveis, maus espíritos, acção percutida por pessoas más. Os problemas sociais, sejam de que natureza forem, seja qual for a sua amplitude, têm por responsáveis os maus espíritos e, à retaguarda destes, seres odiosos que gerem, consciente ou inconscientemente, por intermédio deles, as acções da infelicidade.
É essa imputação causal que os " médicos tradicionais" monitoram e ajudam a reproduzir. Eles e outros gestores das forças do invisível, cada vez em maior número no nosso país, munidos de sofisticados meios de persuasão.
Então, no preciso momento em que isso acontece, ocorre a evicção completa do projecto de modificação real das condições de vida. Com efeito, ao aceitarem que todos os males são obra dos maus espíritos (
Igrejas Zione, adivinhos "cura-tudo") ou do diabo (Igreja Universal do Reino de Deus), as pessoas acabam por ver transferida (com a sua adesão, afinal) para entidades sobre-humanas a responsabilidade social na génese da infelicidade, da miséria, da violência e da opressão. Perdido o sentido crítico, trocado que é pelo sentido das crenças, elas ajudam a evacuar o desafio humano de uma transformação social genuína. Aqui temos um exercício de despersonalização trágica.
(continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, você se expressou mal em falar de MÉDICOS TRADICIONAIS, a visão holistica do ser é a evolução da humanidade! O médico tradicional é aquele que trata do paciente por meios naturais: massagens, auriculoterapia, acupuntura, fitoterapia, dietas naturais e uma infinidade de tecnicas que respeitam o organismo humano, eesa lavagem cerebral que as "igrejas" fazem com seus devotos não se compara nem um pouquinho com medicina tradicional! a M.tradicional engloba tecnicas milenares da verdadeira medicina, a cura é o objetivo do terapeuta holistico e não só ter paciente como um meio de ganhar dinheiro! Espero que compreenda o que escrevi, a medicina tradicional é realizada por metodos cientificamente comprovados! tanto que para se formar um MEDICO TRADICIONAL a instituição de ensino exige as cadeiras da medina convencional.
Obrigada por ler esta mensagem, busque se informar mais!!! Precisamos evoluir espiritualmente para que todo o universo sinta e tenha a PAZ!!!

Alexandra M. Perotti.