29 janeiro 2009

Os dilemas do exprimir


O AF teve a gentileza de me enviar o frontispício de um novo jornal no mercado (interessante a produção incessante de jornais no país), justamente o que está na imagem. E teve o cuidado de me alertar para duas palavras, a primeira mais interessante, em meu entender, do que a segunda: exprime e jornalstas. Por quê interessante? Porque - tenho para mim - importaria saber de que maneira, na distrações da revisão de um jornal, Pacheco exprime (=expressa, significa, revela, diz, traduz) e não espreme ou não gasgana ou não se indispõe (com) o general Pinto. Finalmente: vamos a ver se consigo adquirir o jornal para saber o que significam os cogumelos de Sibindy.

8 comentários:

Anónimo disse...

ahahaha..e por isso que adoro este pais, porque contado la fora ninguem acredita que e verdade

aminhavozz disse...

Acho que voltar a dedicar-me ao assunto 'gafes de jornalistas'...(Há muita materia)...

Unknown disse...

Nao sao gafes dos jornalistas, querida Zenaida!
É o cúmulo do nao saber escrever. Nem o acordo ortográfico (se vier a ser implementado) transformará o espremer em exprimir...
Gafes sao deslizes de quem sabe e nunca erros crassos em manchete dum jornal...É que antes de se ser jornalista é preciso saber/dominar a leitura e a escrita da língua em que e com que se trabalha, o que nao acontece com muitos/as jornalistas desta Pátria Amada!!!
Mas a Luta Continua!
Abracos

Nelson disse...

Logo no “ head” fica difícil de engolir?
“Jornalstas” tudo bem, me falta um “i” que pode ser da digitação e da distracção da revisão. Agora essa de espremer/exprimir...yu!!!!!! tá grave

Laude Guiry disse...

Culpem o ministerio da educacao ... afinal o que eh a alfabetizacao ... saber se expressar e ler o portugues ...

Nelson disse...

Oh Laude, e como explicas que nem todos que passaram por esse sistema pessimo de educacao estejam nessa desastrosa situacao? Mbora la parar de encontrar desculpas muito longe. tem um editor esse jornal? Uma revisao? Ou importa mesmo vender o jornal de qualquer jeito?

Anónimo disse...

Eu acho que, por um lado a nossa educação não vai la muito bem. Devemos reconhecer. Mas isto na pagina principal do jornal (e não é só com este jornal que acontece) é mais desmazelo, falta de bom gosto, falta de brio, de exigencia, falta de vontade de fazer bem as coisas que cada vez mais caracteriza a nossa sofrida sociedade. Mas... tasss bem!

Anónimo disse...

É como aquela que agora está em voga. Os jornalistas usam o substantivo "ADERÊNCIA" como sinônimo de "ADESÃO". Assim como já li, durante a desgraça do paiol, de que "o chumbo é uma subtância altmantamente inflamável".

Ignorância + falta de responsabilidade profissional = desinformação