Líderes africanos fizeram hoje novos apelos ao presidente Mugabe (na imagem) para deixar o poder, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, oferece-lhe asilo, a crise no Zimbabwe dominou hoje o debate sobre África no fórum Davos. Confira aqui.
Adenda 1: o Zimbabwe e Mugabe vão ainda dar muito que falar.
Adenda 2 às 22:01: o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano parece céptico em relação ao governo inclusivo do Zimbabwe. Confira aqui.
Adenda 3 às 23:03: talvez venha a escrever sobre o risco de transformação do governo de unidade nacional em governo de unidade elitária.
9 comentários:
Espero que finalmente um sopro de democracia se instale no Zimbabué. E quem sabe assim a economia também melhore.
Olá, Camila. Vamos a ver.
Finalmente Africa tomada posicao de coragem, gostaria de ver posicoes destas vindas de Mocambique,Rsa ou Angola? Ou sera que vao continuar com a camaradagens?
Notícia da RTP dizia que o Presidente Obama dos USA contactou as autoridades competentes da RSA no sentido de resolverem o "caso" Zimbabué.
A ordem na capoeira vai ser reposta breve, brevemente (sempre escrevi - em Fevereiro).
E os "quintais" da África Austral já estão definidos há muito tempo, antes de Obama, e na era Bush.
E o Zimbabué é do quintal da RSA.
Angola ficará com outros.
Angola e RSA.
É bom acostumar.
Estou atento ao que UmBhalane está nos dizendo. Pretendo entender porque a (RE)solucão da crise do Zimbabwe seria apenas em Setembro.
Note-se que Resolucão não é a minha invencão, mas se não estou em erro, foi o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Botswana que assim disse. Havendo quem acha (editorial do Noticias) que esta é a melhor obra africana, pergunto eu, porquê o Guebuza não cede a exigência do Dhlakama que nada mais visa que a formacão de GUM (Governo da Unidade Municipal)?
O GUN no Zimbabwe é um projecto da maioria dos governos da SADC construido desde Marco de 2008 quando Robert Mugabe perdeu as eleicões.
Se GUN não for isso e sobretudo uma RESOLUCÃO, quero ver a fazer-se o mesmo em Mocambique, onde mesmo para carreira profissional na funcão pública é preciso ter-se o cartão do partido de Marcelino dos Santos/Armando Emílio Guebuza.
Pois é, caro Reflectindo.
Mas a pimenta que se prescreve para a casa dos outros, não serve para a "nossa" casa.
Arde muito!
E de pimenta percebo eu!
Os meus antepassados foram à India buscá-la.
Mas está muito bem observado.
Desculpem-me e em particular UmBhalane! Em vez de Setembro deve-se ler Fevereiro.
Mas uma coisa UmBhalane, porquê os teus cálculos para a resolucão muito bem acertados foram para Fevereiro? Algo a ver com Davos?
Estou a gostar essa de pimenta.
Would Mozambique grant asylum to Robert Mugabe ?
Caro Reflectindo
Bush estava descredibilizado interna e externamente.
Já não tinha capacidade de iniciativa - estava em simples (má)-gestão.
Havia que aguardar uma nova administração USA - ela aí está - independentemente do vencedor.
Agora, sim, a ordem mundial, goste-se ou não se goste, queiramos ou não, tem de novo os USA na linha da frente, sem estigmas.
E melhor com Obama, não por ele ser Euro-Afro-Africamo, ou misto, ou mulato, ou todas essas coisas sem importância de rotulagens, para mim.
Ele é cidadão dos USA.
Está lá para defender da melhor forma que souber, e puder, os interesses do Povo dos USA.
Não esquecendo o papel determinante, e enormes responsabilidades para com o resto do mundo.
Deixem o Sr. trabalhar!
Enviar um comentário