19 janeiro 2009

Zimbabwe: hoje é o Dia D

Hoje é o Dia D para a formação do governo inclusivo no Zimbabwe - essa a manchete do The Herald de hoje. Com ZANU-PT e MDC-T ameaçando não prosseguir mais as negociações, estarão hoje em Harare os presidentes de Moçambique e da África do Sul, respectivamente Armando Guebuza e Kgalema Motlanthe, e o mediador da SADC, Thabo Mbeki, para tentarem desbloquear o impasse. Confira aqui.

4 comentários:

Joaqum Macanguisse disse...

Qualquer acordo a ser assinado nao é sustentavel , ha uma elevada discordia entre a ZANU e a MDC . me parece haver intereces particular em mostrar que a Africa sabe mediar quando na realidade nada de fundo esta acordado

Anónimo disse...

ja me refereri neste blogger sobre o que penso sobre estes encontros com o MrMugabe, m volto a reafirmar ak que nao darao em nada sera m uma seccao de copos , umas palmadinhas nas costas do Mr Mugabe e gastar dinhero m nada.

o MDC deve procurar outros parceiros e outras formas de luta pk ja ta visto que asim nao se chega a lado algum... Sao um passo pra frente e dez pra tras por parte da ZANU e do seu lider.

Haver vamos....

Anónimo disse...

Querem escamoltiar a verdade ta m do que claro que aquelas manifestacoes populares foram resultado de m politicas do governo,exclusao social e falta de dialogo permanente com o povo.porque se na asim nao for entao pk sera que o governo recuou? E procurou rapidamente encontrar culpados?

acompanhei de perto as manifestacoes e tava claro que aquela era vontade do povo sem ninhuem por de tras.De tal modo que se o povo se recusa se a catar o recuo do governo teria sido uma catastrofe total que resultaria na queda do governo,pois com o POVO nao se brinca.

Joaqum Macanguisse disse...

Os mediadores da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, dizem que foi infrutífera a ronda negocial de 12 horas entre o presidente Robert Mugabe e o líder da oposição Morgan Tsvangirai.

Os mediadores da SADC, entre os quais o presidente de Moçambique, Armando Guebuza e o presidente da África do Sul, Kgalema Monthlanthe, dizem que os líderes regionais vão discutir a crise zimbabuena numa cimeira a realizar na próxima semana.

fonte:http://www.bbc.co.uk/portugueseafrica/news/story/2009/01/090120_zimbabwetalksfaillurebp.shtml