31 janeiro 2009

Preceitos linchatórios na Maná e na IURD

Trabalhava esta manhã um pouco sobre linchamentos e sobre a mentalidade linchatória em Moçambique quando decidi investigar se a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) - muito procurada em Maputo pelo povo e pelos governantes - também tem preceitos como aqueles da Maná. Sim, também tem, exactamente também 16 e o seu conteúdo pouco difere daqueles que fazem parte da Maná. E lá estão os dízimos em prol de Deus por parte dos cristãos com direito à "vida abundante" (preceitos 11° e 14.°) e, claro, a severa punição no 16.° com o lago cheio de fogo e enxofre para os malandros, apenas com pequenas variações na formulação (o preceito da Maná é mais duro):
"16 – O objetivo final de um relacionamento permanente com o Senhor Jesus pela fé é a vida eterna, a qual Ele prometeu a todos os que perseveram até o fim. “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” ( Apocalipse 21.8)".
Adenda 1: é para mim fascinante verificar como se enxerta o terror na fé.
Adenda 2 às 10:06: não tenho qualquer ideia, por ora, de mapear a mentalidade linchatória nas religiões. Apenas usei a Maná e a IURD como pequenos exemplos. Mas podereis estudar um pouco a estrutura das punições no Alcorão (nas quais também entra o inferno eterno), aqui.

9 comentários:

Anónimo disse...

bom dia prof, adoro temas que abordam religiao, deuses, ateismo e cepticismo. infelizmente a historia da religiao esta toda ela repleta de terro, perseguicoes e e.t.c. ate os terroristas islamicos sao o que sao porque acreditam literalmente no que diz o alcorao. Do lado cristao nao tenho duvidas que os americanos continuam a ser os extremistas, e triste. Se nao tivesse ocorrido a separacao do estado e igreja na maior parte do mundo ocidental, a inquisicao teria continuado!

"por simples bom senso nao acredito em deus, nenhum"-CHARLES CHAPLIN

Anónimo disse...

Boa Tarde Profeesor,
Apenas realsar uma diferenca entre o Islamismo a Igreja Universal e Outras do genero, 'e o facto de no Islamismo nao ser exigido o dizimo, por um lado, e pelo outro, ser uma religiao com forte cariz social impondo aos fieis, uma especie de taxa ( ZAKAT)2.5% do capital proprio, destinado aos pobres. e a aplicacao deste valor de preferencia monetario, 'e Indivdual, ou seja, nao se exige que o mesmo tenha que ser entregue a uma mesquita ou instituicao do genero, podendo o mesmo valor ser directamente entregue ao necessitado sem qualquer intervencao de intituicoes.assim busca-se um menor fosso entre os ricos e pobres.
em relacao ao terrorismo, tem sido dito que 'e terrorismo islamico, mas, isso 'e discutivel uma vez que o islao nao incentiva a violencia, mas sim a uma paz espiritual.
poderemos por as coisas em diferentes prespectivas, pois numa prespectiva defndida por muitos intelectuais islamicos, o terrorismo 'e catalogado de islamico, para se poder justificar algumas posicoes de Isral perante a mundo no que concerne ao conflito palestino. assim, qualquer accao que pretenda responder as barbaridades israelitas e dos seus aliados, sao catalogadas de terrorismo, por outro lado, nehuma nacao arabe ou islamica teve ainda accoes de terrorismo de estado como as de israel ou ate USA na era BUSH.
o que nao quer dizer que as accoes terroristas como 9-11 ou mumbai sejam correctas, o islamismo condena toda e qualquer accao perpetuada contra inocentes.

em relacao ao inferno, deve existir, se calhar ... no entanto, prefiro pensar no paraiso.

Carlos Serra disse...

Obrigado pelo esclarecimento. A minha intenção foi, unicamente, destacar a punição.

Anónimo disse...

Ola prof. Eu acho que essas igrejas servem tambem ao governo, como formas de manter o povo tranquilo. Afinal sempre e possivel encontrar a um bode expiatorio (o Demonio) para todos os nossos males. Esse Demonio nao encarna na ma governacao, corrupcao ou outros fenomenos negativos que ocorrem na sociedade. Por isso estas igrejas proliferam. Ate bloqueiam o funcionamento das instituicoes publicas (escolas) nos lugares onde existem pela poluicao sonora que produzem. Senao vejamos a igreja Mana da Emilia Dausse mesmo em frente a escola Estrela Vermelha, a noite e nos dias de aulas.

Carlos Serra disse...

Muito haverá que dizer sobre o papel de certas coisas no entorpecimento da consciência crítica.

Anónimo disse...

bm dia, isto e interessante porque na gra-bretanha recentemente, a igreja andava com muita publicidade negativa (do tipo se es pecador vais areder no inferno e e.t.c.). A Associacao Humanista Britanica respondeu a risca e angariou fundos (precisavam de 4000Euros mas conseguiram 30 000) e estampou durante 4 semanas nos autocarros de Londres:

"Deus provavekmente nao existe, deixe de se preocupar com isso e viva a vida"

sao os ja celebres "autocarros ateistas"

Carlos Serra disse...

Na mouche! Aqui a IURD é uma especialista do inferno. Teremos um dia de estudar o peso destas polícias pelo terror extra-humano...

Carlos Serra disse...

Vejam esta especialidade iurdinana:
http://conteudo.arcauniversal.com/2008/05/01/download-gritos-do-inferno-link-direto/

Anónimo disse...

Talvez espreitar a catolica apostolica romana, desde a inquisicao, ja agora.