25 janeiro 2009

Órgãos autárquicos paralelos no Centro e Norte: garante Afonso Dhlakama

Em conferência de imprensa na cidade de Nampula, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama - na imagem -, afirmou que o seu partido vai instalar órgãos autárquicos paralelos no centro e norte do país. O processo poderá começar em Nacala-Porto caso aí se registe fraude, asseverou, acrescentando que os resultados oficiais sobre os vencedores das eleições autárquicas de 19 de Novembro do ano passado foram "uma brincadeira" (sic). O presidente da Renamo, que vai apoiar a campanha política de Manuel dos Santos na segunda volta das presidenciais autárquicas de Nacala-Porto, afirmou ainda que estará em Nampula por um longo período para - garantiu - explicar aos habitante da província o estágio actual da democracia no país (Rádio Moçambique, noticiário das 12:30). Foto reproduzida daqui.
Adenda 1: é evidente que Dhlakama começou mais cedo e pessoalmente a pré-campanha política do seu partido para as presidenciais e legislativas deste ano. E começou justamente no maior círculo eleitoral do país. Presumo que vamos ter uma luta política aguerrida, bem aguerrida.
Adenda 2 às 19:07: vamos agora ver quem a Frelimo vai colocar em Nacala-Velha para apoiar Chale Ossufo. Certamente um dirigente-chave. Tenho a vaga sensação de que a história do nosso país terá coisas novas a partir do fim deste ano.
Adenda 3 às 20:40: a STV apresentou no seu noticiário das 20 horas imagens de uma multidão aguardando Afonso Dhlakama em Nampula.
Adenda 4 às 22:58: por que razão Dhlakama está em Nampula? Lembremos alguns resultados das presidenciais e legislativas de 2004: presidenciais - 49.8% dos votos para Guebuza, 44% para Dhlakama; legislativas - 27 assentos para a Frelimo, 23 para a Renamo. E porque prevejo que, depois, o presidente da Renamo irá ao segundo maior círculo eleitoral do país, Zambézia, recordo também aqui os resultados: 37.5% para Guebuza, 56.8% para Dhlakama; legislativas: 19 assentos para a Frelimo, 29 para a Renamo.

14 comentários:

Reflectindo disse...

Mal comecado, sobretudo devido ao discurso, acho eu.

Pensei que Dhlakama fosse para Nampula para mais apoiar Manuel dos Santos, algo que lhe daria algum prestígio, pois há muitos engajados independemente se estão filiados à Renamo ou não. Aliás trata-se de segunda volta e os candidatos devem procurar mais apoio fora dos seus próprios partidos.

Com este tipo de discurso, é fazer campanha para Ossufo Chale da Frelimo.

Anónimo disse...

O lider da Renamo ja nos habituou a este tipo de palhacadas, isto n passa de uma atitude de um Homen k continua a enganar se a si proprio p k ele sabe k estas acoes em nada serviram se nao pra depois da derrote se esta vier a se verificar, culpar a todos e tudo.
Quanto a fazer pre campanha, nao parece k esta seja altura certa ate porque isto so vai desgastar ainda mais a sua ja muito desgastada imagem.
ja era altura do Pai da democracia cria juizo.

Anónimo disse...

Já viram vcs todos aí que já estão a pensar como a Frelimo gosta, de agentes da oposição "séria construtiva"? que coisas vcs sabem realmente de que o partidão faz nos pcs? E sabem que as populações estão recebendo o homem aos montes em nampula? de boas intenções está inferno cheio como se diz....

Reflectindo disse...

Boaventura, não entendi essa.

Anónimo disse...

Na verdade acho que o Tio Dlakas pode estar equivocado. Mas acho que nós, todos estamos construindo esta "democracia" cada vez menos credivel. A nossa sociedade esta impregnada de mentiras e a CNE é uma das instituições que favorecem estas mentiras.

Tudo agora na CNE esta electronico. É mais facil fazer as coisa. É so ver como estão os resultados e trocar os sinais. Tudo muda em função do que queremos. Se era mais passa a ser menos (o sistema é binário). E acho que isto foi o que sucedeu nos casos mais extremos destas eleições. Mas isto como disse casos extremos, porque nos normais, é so trocar os cadernos, queimar os cartões de eleitores, afastar ou prender ou pregar um pequeno susto aos opositores e as coisas ficam nos seus lugares. E como dizia, nos (eu incluido) estamos participando destas coisas... Dai o também desconcerto da oposição que, nao vendo para onde se virar começa a perder o norte. E ai vamos nos condenado os actos por vezes menos acertados desta oposição. Ficamos finalmente nós... frente a frente com o partidão. Que é afinal o que o partidão deseja. Assim pode fazer conosco o que quiser...

Que Deus abençoe Moçambique e os Moçambicanos!

Anónimo disse...

Estimado Reflectindo, o anónimo disse tudo.

Anónimo disse...

Bestial. O Tio Dlakas decidiu dar um ar da sua graça. Não lhe restava outra hipótese. Para além de que é mesmo bom que que tenha respondido ao desafio. É no terreno que os da alternância progressiva à Frenamo poderão avaliar se existem condições para se lançarem na competição eleitoralista a nível nacional.

Houve quem escrevera que cada povo tem o governo que merece. Mas terá explicado as razões?
Boaventura diz que as populações estão a receber o Tio Dlakas
aos montes em Nampula. Mas isso ainda pouco revela. Resta saber se tais recepções não serão idênticas às que Chissano também chegou a receber em Nampula e Zambezia em 1999, tendo ficado convencido que a vitória estava no papo. Enganou-se. Mas a diferença é que Chissano tinha um partido para o salvar ... exactamente com especialistas no tal sistema binário, referido pelo Anónimo. E o Tio Dlakas até onde poderá contar com a salvação da Frenamo?
De qualquer modo, se a grande recepção ao Tio Dlakas significar que o povão ainda pensa que ele poderá trazer a mudança, então, é preciso reconhecer. O povo moçambicano talvez continue a merecer o governo que tem tido.
Magodo

Reflectindo disse...

Caro Boaventura, muito obrigado

Todo o indivíduo sério sabe de quão todos nós somos (ir)responsáveis pelo estado da nossa democracia. Falando das fraudes eu tenho defendido a tolerância zero. Nas eleicões autarquicas de 2008 há casos que deviam ser sancionados severamente, por exemplo o uso de tinta indelevel. Porém, Dhlakama que antes confiramos parece estar a favor destas manobras que é para ser grande quando fala de fraudes etc. etc. Falar agora de autarquicas paralelas é também ele querer ser grande pelas mortes de pessoas. Lembremo-nos de Aiube e Angoche (Àlvaro Chale que nos diga), Montepuez, Mogovolas, Mocimboa da Praia.´

O melhor é ele estar em Nacala para apoiar o Santos

Anónimo disse...

Governos paralelos? Ja ouvimos isso em 1999 e nada aconteceu...

A forma de trabalhar em governos paralelos, é trabalhando arduamente com as bases.

O Governo assombrado da Renamo, alguma vez funcionou?

Uma primeira Ministra paralela chamada Angelina Enoque, uma figura apagada da Renamo, uma lambe botas do Afonso, alguma vez ja veio ao público falar dos projectos d do tal governo?
Nem uma entrevista deu ao orgaos de comunicaçao social, ela foge simplesmente, para dizer de que, é mais uma brincadeira deste general.

Mais uma besteira do Afonso meus senhores.

O ano eleitoral, vai dar muita tinta a correr!

Entretanto, vamos estar atentos aos pronunciamentos deste general e considerado pai da democracia, dos ditos por nao ditos.

Anónimo disse...

A edição do País de 26.01.08 noticia : "Dhlakama ameaça montar governo paralelo nos municípios". Lendo a notícia, confirma-se que é mesmo uma ameaça, no estilo habitual das suas ameaças. Seria interessante observar, caso avançasse mesmo com tais ameaças, como é que as autoridades competentes iriam lidar com o líder das ameaças. Mas era preciso que ele avançasse mesmo. Mas torcer para que sim. Para que não dê o dito pelo não dito. Quem sabe se ele arranjou um cartão VIP para fingir que vai mesmo promover a instabilidade no país. Digo fingir, porque só nessa condição, fará sentido que a Frelimo convença as autoridades da lei e ordem a deixá-lo esgotar o seu carisma popular.

Curiosamente, o Tio Dhlaka já não vai incitar às manifestações de rua. Não que receie repressão policial. O seu maior receio é que aqueles que deveria sair à rua, certamente iriam dizer-lhe que o faria se ele fosse à frente, como líder destemido e exemplar que sempre foi nas anteriores manifestações.
Agora, aparece mais sofisticado. Diz que vai montar gabinetes autárquicos paralelos? Não explicou se serão gabinetes na sombra, ou à sombra. Espero que o nosso mais famoso humorista, do programa “O sorriso não paga imposto”, esteja a acompanhado estes acontecimentos. Tem aqui matéria para os seus correspondentes provinciais que nunca mais acaba. Oxalá que num próximo domingo, nos reporte as mentícias fresquinhas sobre o Tio Jamanta. No último domingo ouvimos a reportagem sobre as indisposições do líder da oposição construtiva (ou contida?).

Parece que existe por aí um conjunto musical chamado "linhas paralelas", assim chamado, porque os seus membros tocam, tocam mas nunca se encontram. AD deve fazer parte desse agrupamento musical, mas pelo que parece, rebelde que continua a ser, insiste em cantar sozinho na televisão. Esperemos que Nuno-Kundundro acompanhe os acontecimentos para os próximos programas de Chaguatika N'Zero.

Enquanto isso, vai ser interessante observar como é que os candidatos a edis, os agora declarados roubados, irão entrar na nova jogada do líder das ameaças e manobras de diversão. É que o ridículo tem limites. Mas será que neles existe o sentido do limite? Por exemplo, o que fará José Samo Gudo, que até felicitou antecipadamente o candidato da FRELIMO, Arão Nhacale, pela sua visível vitória? No mínimo, ou será punido pela antecipação, ou como castigo vão pedir-lhe que ele exija de Nhacale, no bom estilo do Pereira da Beira, que lhe devolva os votos roubados.

Mas até ver, não acredito que o Sr. Samo Gudo, que até é um bem homem grande, bastante grande fisicamente, tenha os seus órgãos do sentido de ridículo tão atrofiados que agora apareça a dizer que, afinal, também foi roubado. Vamos ver. Já nada é impossível. Será que ele e outros irão aderir à fanfarra da criação de um gabinete na sombra ou à sombra? Ou tudo isto é a forma de Dhlakama responder, sem graça nem senso, ao que designa por brincadeiras da Frelimo?

Anónimo disse...

Outra vez na estrada Aqui está mais um exemplo de muitos comentarios neste site: o estimado anónimo acaba de mostrar como pensa o partidão é sua voz. Mesmo se Dhlakama mexer nos pés, eles vão dizer que devia mexer nas mãos.Odeiam tanto oposição que que pensam que só há um espelho, o deles. Mas parece meus irmãos que em Nampula pensa-se de forma diferente.

Anónimo disse...

Afinal, como se pensa diferente, la pelas terras de Nampula? Haverá alguém que explique, não um interprete ou porta-voz de qualquer outro lugar, falando em nome dos nampulenses? Alguém que esteja em Nampula, que tenha a gentileza de partilhar sua maneira diferente de pensar? Se houver, por favor ajude. Compartilhe essa diferença e originalidade de pensamento, para que nós outros, os desactualizados possamos entender do realmente se está a falar. isso ajudaria também os que até aqui insistem que em Nampula se pensa diferente; parecem saber o que querem dizer, mas estão a desconseguir exprimi-lo.

Anónimo disse...

Depois do burro morto é que ele vais apoiar as eleições municipais...

Reflectindo disse...

Boaventura, meu irmão, parece que ainda não te concentraste para estudares o fenómeno Afonso Dhlakama. Por muitos anos Afonso Dhlakama iludiu-me. Até há muito pouco tempo pensei que ele era enganado pelos seus conselheiros, mas ele mesmo me ajudou a compreender-lhe ao afirmar publicamente que não tinha conselheiros e antes pelo contrário, ele é quem aconselhava os supostos conselheiros. Que tipo de conselho?

Mais do que ninguém, quem faz campanha para o partidão, isto é, pro-Frelimo, é Afonso Dhlakama. Afonso Dhlakama sabe que o que está andar a dizer só favorece à Frelimo. Agora ele decidiu ir entregar Nacala-Porto à Frelimo. Comecemos analisar porque razão ele foi para Nacala e logo para dizer coisas que não ajudam a Manuel dos Santos, a última e única chance que a Renamo, senão de toda a oposição tem.

Esta é a segunda-volta onde há só dois candidatos e a estratégia de Dhlakama devia até ser de procurar unir toda a oposição e isso requer fazer muito e falar pouco, mas não é o que Dhlakama está fazendo.

Em Nampula pensa-se diferente? É bem possível, mas pode ser o tempo para os nampulenses saberem quem é Afonso Dhlakama. Já autrora, em Aube, distrito de Angoche, cumprindo este tipo de ordens de Dhlakama, os simpatizantes da Renamo sob lideraça de Álvaro Chale rebelaram-se contra as autoridades provocando-se a morte de pelo menos 4 pessoas. E o que aconteceu sobretudo a Chale? Não parou ele sozinho na cadeia e no fim não foi Álvaro Chale demitido de delegado distrital sob ordens de Dhlakama, veja aqui ? Que pagamento é este?

Vamos para o caso Mocímboa da Praía. Ele incitou aos membros e simpatizantes da Renamo a protestarem contra a fraude. Uma fraude comprovada, claro. Afonso Dhlakama sentou-se em Maputo e os irmãos lá em Mocimboa da Praia matarem entre eles. No fim quem pagou tudo foi Saide Assane e libertou-se (?) cumprindo o jogo Dhlakama/Frelimo. Aliás ele condenou-se perpetuamente porque não há homem livre que esteja filiado num partido por pressão. Saide Assane tinha que obter o cartão da Frelimo em troca da prisão.

Que Afonso Dhlakama esteja em Nampula para a campanha de Manuel dos Santos.

Para bem dizer, vou ficar muito atento quanto à situação em Nampula e particularmente em Nacala-Porto. Sou eu que suportarei os danos que o Dhlakama e a Frelimo de Guebuza provocarem. Sou eu quem lá tem familiares, melhores amigos ainda de infância, colegas, mestres, etc.