31 janeiro 2009

Ionge: populares acusam autoridades de prender a chuva no céu (5)

Mais um pouco da série.
Temos, então, três fenómenos:
1. A crença de que o Estado prende a chuva no céu.
2. A crença de que alguém com enormes seringas chupa de noite o sangue dos desprotegidos.
3. A crença de que certo tipo de pessoas controlam magicamente os leões.
Poderia multiplicar os exemplos, mas bastam-me, por agora, esses.
Estamos perante crenças com morfologias diferentes, sem dúvida. E crenças que parecem não fazer sentido sob o prima das mentes severamente cartesianas.
Porém, pode acontecer que exista uma mesma lógica à sua retaguarda, um mesmo fim condutor. E pode acontecer que as crenças façam sentido para quem as tem.
(continua)

9 comentários:

Anónimo disse...

Um facto muito interessante, aqui na Suécia é comum os Suecos dizerem que acreditam no estado (que nem uma crença se assim posso dizer) e que as accoes por eles programadas sao para o bem do cidadao. Por exemplo se o Ministério da Saude disser coma este tipo de pao e nao aquele ou como apenas tal nr de fatias por dia por tem este ou aquele benefício na saúde do cidadao, eles acreditam cegamente. Já o nosso país sempre a duvidar de qualquer a accao do estado faz. As campanhas de prevencao contra a Malária, HIV/SIDA, cólera, etc tem sempre uma "bateria" de bareiras. Mas porque tais crenças que criam estas bareiras. Uma bom tema para os sociológos estudarem, o porque de tal fenómeno. Qual o historial passado condiciona tais compostamentos tao antagónicos entre cidacoes destes dois países por exemplo e que todos tem em vista sempre o melhor para eles.

Carlos Serra disse...

Muito interessante a crença da qual dá conta. E, obviamente, vital a sugestão que faz. Obrigado.

Anónimo disse...

bom dia Prof, um documentario interessante do Richard Dawkins, "Inimigos da Razao". vale a pena ver, ele ataca as crenças e superstições que ele considera totalmente desprovidas de fundamento e provas(homeopatia, astrologia entre outras), mas que convencem o público em vários países . Muito bom documentario. Aqui vai o link pra download:

http://www.archive.org/details/Pfilosofia-the_enemies_of_reason_1952

Carlos Serra disse...

Muito obrigado!

Anónimo disse...

se tiverem dificuldades pra baixar, podem tentar procurar no site:

http://cinedocumentariodownload.blogspot.com/

abracos

Anónimo disse...

Jornal Domingo de hoje, sobre os hipopótamos que destroem machambas na Manhiça.

> "Segundo Eusébio, o que torna difícil a vida dos camponeses é a falta de meios para afugentamento e o facto de alguns animais agirem de forma tão estranha QUE PARECEM TER DONO."

> "As autoridades distritais de Agricultura foram contactadas e trataram e contactar um caçador que permaneceu durante dias no local e, nicles. Nem um hipopótamo apareceu nas margens. O caçador foi embora sem dar um único tiro. ACHAMOS QUE HÁ QUESTÔES TRADICIONAIS PELO MEIO, consideram."

AM

Carlos Serra disse...

Não tinha dado por esse excelente momento...Obrigado.

Anónimo disse...

Bom dia. Recordei me agora de um episodio engracado mas nao menos interssante que ocorreu na India no ano passado:

"Em 3 de Março de 2008, em um show de TV popular da Índia, Sanal Edamaruku, presidente da Rationalist International, desafiou o mais “poderoso” tântrico (curandeiro) da Índia a demonstrar seus poderes nele. Este foi o início de um experimento sem precedentes. Depois que todas as entoações de mantra (palavras mágicas) e cerimônias de tantra falharam, o tântrico decidiu matar Sanal Edamaruku com a “cerimônia de destruição definitiva” na TV ao vivo. Sanal Edamaruku concordou e sentou no altar do ritual de magia negra. A India TV viu sua audiência subir feito um foguete."

Se quiserem saber o resto da historia aqui vai o link:

http://ateusdobrasil.com.br/artigos/ceticismo/o-grande-desafio-tantrico/

Anónimo disse...

Ainda sobre o curandeiro indiano, tudo comecou quando Uma Bharati (ex-ministra do estado de Madhya Pradesh) acusou seus oponentes políticos em uma declaração pública de usarem poderes tântricos para lhe infligir dano!!!

Massive!!!!