O gigante mineiro BHP Billiton anunciou planos para supressão de 6.000 empregos dada a crise financeira mundial. Confira aqui. De acordo com o economista Carlos Castel-Branco, "a BHP Billiton, principal accionista da Mozal e das areias minerais de Chibuto, tem um portfolio de investimento em Moçambique superior a 40% do PIB Moçambicano o que lhe dá enormes vantagens na negociação política com as instituições públicas."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
“…a BHP Billiton, principal accionista da Mozal e das areias minerais de Chibuto, tem um portfolio de investimento em Moçambique superior a 40% do PIB Moçambicano o que lhe dá enormes vantagens na negociação política com as instituições públicas.
O valor da produção bruta da Mozal (cerca de US$ 2 biliões em 2006) era maior que o Orçamento do Estado de Moçambique; e (v) as exportações totais destes projectos aproximam-se de três quartos das exportações nacionais de bens.”
Fonte:
Os Mega Projectos em Moçambique:
Que Contributo para a Economia Nacional?
Carlos Nuno Castel-Branco
Perguntar é bom.
É Moçambique, um País, um Estado, independente???!!!
Entao ha que aumentar os investimentos para incrementar o PIB e as Exportacoes para reduzir a hegemonia da Mozal. Nao deve passar da cabeca de ninguem que a solucao e baixar a producao da mozal ou nacionaliza-la!
Enviar um comentário