24 janeiro 2009

Harare: trabalhadores municipais exigem pagamento em moeda estrangeira





Os trabalhadores municipais estão em greve por tempo indeterminado desde ontem na capital do Zimbabwe, Harare, exigindo o pagamento de salários em dólares americanos ou em rands sul-africanos. Eles juntam-se, na mesma exigência, a professores, médicos, enfermeiros, taxistas, jornalistas da imprensa estatal e dirigentes da federação de futebol. Isto passa-se num país atacado pela cólera e com os mercados vazios, num país onde vale a pena recordar como Mugabe "ganhou" as eleições. Saiba da vida dos Zimbabweanos aqui, na diáspora aqui e em Moçambique aqui. Entretanto, União Europeia ampliou a sua rede de sanções a 23 indivíduos e 36 companhias com ligações com o regime de Harare, abrangendo pela primeira vez empresas registadas em 27 países europeus. As fotos são de 2007 e foram reproduzidas daqui.

3 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Então os irmãos chineses, russos e indianos não dão nada para as prateleiras? Em troca do ouro, dos diamantes e das madeiras que levam do país? Mesmo mal agradecidos esses irmãos.

Su. disse...

Acho foi antes de ontem, em que vi numa reportagem, o nosso presidente cheio de um sorrisinho brilhante a apertar a mão aquele homem, que para mim não é bem um homem, dai nem lhe dar um nome... enfim, hoje estou agreste!

Anónimo disse...

Tristes imagens. Mostrando como é desesperador ver que não há nada para comprar e comer.