No "Notícias" de hoje: "A gerência do estabelecimento comercial “China Shop”, localizado na Avenida Fernão Magalhães, na baixa da cidade de Maputo, está nos últimos tempos a operar a venda de esquina, o que se traduz em retirarem parte dos produtos da loja e vender em bancas defronte da loja."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Professor,
Conhece o livro "La Chinafrique -Pékin à la conquête du continent noir", de Serge Michel e Michel Beuret, Bernard Grasset, Paris, 2008? Aconselho-o vivamente.
Fátima Ribeiro
Caro Carlos Serra,
Já li o livro referido pela Fátima Ribeiro, exactamente porke foi ela ke mo emprestou. De facto é importante a sua leitura, redigido em jeito de reportagem em 5-6 países africanos por 2 bons jornalistas franceses. Ao lê-lo, pelos "exemplos" dados, vai perceber perfeitamente como actuam. No país existeme alguns "exemplos" comparáveis ... Falo das mdeiras.
Cptos Luis Pereira
Obrigado! Vou tentar comprá-lo na minha próxima saída.
A capacidade de acomodação e adaptação dos chineses é verdadeiramente incrível!
Enviar um comentário