Lembram-se de que a comecei reportando a acusação surgida na Ilha de Ionge de que o Estado tinha prendido a chuva no céu.
No número anterior, abri uma picada e fui parar ao chupa-sangue, fenómeno que estudei há uns anos atrás e do qual podeis encontrar uma pequena tentativa de análise aqui.
Mas qual a relação entre a acusação referida e o chupa-sangue?
Antes de responder, permitam-me complicar um pouco mais o cenário e abrir mais uma picada, recordando um pouco a história dos leões de Muidumbe (programa "Questão de fundo”, Rádio Moçambique, 29/11/2003, 20 horas, 41 minutos de duração, autoria de Óscar Libombo).
Foi assim: na província de Cabo Delgado, distrito de Muidumbe, 18 pessoas foram linchadas entre Junho de 2002 e Maio de 2003, acusadas de comandarem magicamente sete leões que comeram 46 habitantes. Todavia, os principais acusados de comandarem os leões à distância eram pessoas bem distintas: o administrador distrital, os régulos, membros do partido no poder, um comerciante, etc.
(continua)
1 comentário:
Obrigado Professor por trazer essa Ilha 'desconhecida' a blogosfera! Terra esquecida pelos seus ilustres filhos dos quais constam o falecido Eduardo Carimo, o ex-ministro da agricultura, Helder Muteia apenas para citar alguns! Quem salva Ionge? O problema da agua e da travessia tanto de Maquival, Supinho e ou de Macuse para Ionge e milenar!
Um abraco,
MA
Enviar um comentário