Pela primeira desde a independência, o governo do Zimbabwe libertou um orçamento com base na moeda estrangeira. Confira aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
O Governo do Zimb deve ter estado à espera que Obama assumisse a liderança do dólar. Antes não podia aceitar que o dólar imperialista penetrasse na economia do Zimbabwe. Agora, o US$ é brother.
Quando vi a notícia, ainda pensei que a opção pela moeda estrangeira fosse pela moeda da China, da Líbia. Mas esta coisa de auto-estima, certamente no último encontro na RA, o Presidente por Ordem Divina deve ter tirado umas dicas do Brother de Moçambique.
É. Tenta-se, tenta-se, tenta-se ignorar a realidade, até à exaustão e ter que desistir. Os mais teimosos tentam vergar a realidade, tem submetê-la ao seu capricho. Até que um dia, o próprio capricho verga-se à simples evidência que a realidade existe independentemente da sua vontade e dos nossos caprichos. Não aceitará que vergou. Encontrará uma forma dissimulada para dizer que é uma nova forma de afirmar sua auto-estima. Mas o que importa é que a realidade comece a ser respeitada e tomada em consideração. Aqui, em Moçambique, já passamos por essa. Lembram-se? Os que se viveram e assistiram ao momento áureo do socialismo científico, lembram-se daquele tempo? Bem, científico, certamente não foi; mas socialista, no sentido de miséria igual para todos, excepto para alguns, só quem não o viveu, argumentará que não foi bem assim; ou se foi, não era essa a intenção.
No Zimb provavelmente, aos pouco, irá caminhar para depois pedir ao FMI para trazer seu pacote de pronto socorros. Algum tempo depois, tal como aqui, a sociedade civil irá começar a dizer que o FMI está a desajustar estruturalmente a miséria de todos. E o FMI, que já está habituado a acarretar com as culpas da falência dos países, dirá: “Mas esse PARPA e Orçamento é vosso e foi aprovado por vós.”
Não há nada como os dólares(US$) negros/pretos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Na tal de revolução científica se dizia, propalava ensurdecedora mente, que o dinheiro não tinha cor.
Mas depois chegaram os "business", os “big business”.
E comprovou-se.
Cansei de escrever em 2008, neste sítio, que a situação do Zimbabué só se resolveria em Fevereiro de 2009.
Porque seria?
Como funciona África?
Enviar um comentário