30 janeiro 2009

Zimbabwe: orçamento em moeda estrangeira

Pela primeira desde a independência, o governo do Zimbabwe libertou um orçamento com base na moeda estrangeira. Confira aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Governo do Zimb deve ter estado à espera que Obama assumisse a liderança do dólar. Antes não podia aceitar que o dólar imperialista penetrasse na economia do Zimbabwe. Agora, o US$ é brother.
Quando vi a notícia, ainda pensei que a opção pela moeda estrangeira fosse pela moeda da China, da Líbia. Mas esta coisa de auto-estima, certamente no último encontro na RA, o Presidente por Ordem Divina deve ter tirado umas dicas do Brother de Moçambique.
É. Tenta-se, tenta-se, tenta-se ignorar a realidade, até à exaustão e ter que desistir. Os mais teimosos tentam vergar a realidade, tem submetê-la ao seu capricho. Até que um dia, o próprio capricho verga-se à simples evidência que a realidade existe independentemente da sua vontade e dos nossos caprichos. Não aceitará que vergou. Encontrará uma forma dissimulada para dizer que é uma nova forma de afirmar sua auto-estima. Mas o que importa é que a realidade comece a ser respeitada e tomada em consideração. Aqui, em Moçambique, já passamos por essa. Lembram-se? Os que se viveram e assistiram ao momento áureo do socialismo científico, lembram-se daquele tempo? Bem, científico, certamente não foi; mas socialista, no sentido de miséria igual para todos, excepto para alguns, só quem não o viveu, argumentará que não foi bem assim; ou se foi, não era essa a intenção.
No Zimb provavelmente, aos pouco, irá caminhar para depois pedir ao FMI para trazer seu pacote de pronto socorros. Algum tempo depois, tal como aqui, a sociedade civil irá começar a dizer que o FMI está a desajustar estruturalmente a miséria de todos. E o FMI, que já está habituado a acarretar com as culpas da falência dos países, dirá: “Mas esse PARPA e Orçamento é vosso e foi aprovado por vós.”

umBhalane disse...

Não há nada como os dólares(US$) negros/pretos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Na tal de revolução científica se dizia, propalava ensurdecedora mente, que o dinheiro não tinha cor.

Mas depois chegaram os "business", os “big business”.

E comprovou-se.

Cansei de escrever em 2008, neste sítio, que a situação do Zimbabué só se resolveria em Fevereiro de 2009.

Porque seria?

Como funciona África?