26 janeiro 2009

Linchado na Munhava/Beira (12 vítimas de linchamento este ano a nível nacional)


Segundo o jornalista Francisco Raiva do jornal "O País", um indivíduo, de nome Manuel Macucha, foi linchado na madrugada de ontem no populoso bairro da Munhava, periferia da cidade da Beira, quando tentava entrar numa casa. O jornalista escreveu que esse é o quinto caso registado este ano na cidade da Beira. E acrescentou: "No ano passado, 15 pessoas morreram, na Beira, vítimas de linchamentos, e outras 48 escaparam graças à rápida intervenção policial. Maior parte dos casos foi registado no bairro da Munhava."
Eu tinha apenas conhecimento de um linchamento na Beira. Agora o Francisco Raiva refere cinco. Pedi a Arune Valy, jornalista da Rádio Moçambique, mais detalhes. Esse jornalista foi à polícia, que confirmou o número avançado por Raiva.
Então, com a correcção a fazer ao que escrevi em postagem anterior - sete vítimas -, temos este ano, já, 11 vítimas por acusação de roubo, todas por espancamento e nos casos publicamente reportados. Um número alarmante. Recorde aqui. Entretanto, temos uma vítima por acusação de feitiçaria, que foi queimada. Recorde aqui. Leia o livro abaixo (clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar) a propósito dos linchamentos por acusação de roubo ou de estupro. Um segundo livro sairá este ano, dedicado aos linchamentos por acusação de feitiçaria.
Nota: nem o "Notícias" nem a Rádio Moçambique - ambos costumam estar atentos ao fenómeno - reportaram anteriormente a existência de cinco linchamentos na periferia da cidade da Beira.

2 comentários:

Anónimo disse...

O perigo disto esta no cidadao comum ser confundido com um furtador mal-intencionado e tambem no aparecimento de oportunista que irao linchar(homicidio) individuo com o pretexto de apoderarem-se de seus bens

Laude Guiry

Carlos Serra disse...

Nenhuma das hipóteses pode ser excluída. A figura do bode expiatório é clássica na história dos linchamentos na humanidade. Em qualquer dos casos, estamos perante uma situação de saturação social. Voltarei ao tema brevemente.