23 janeiro 2009

Pois é

O "Notícias" de hoje tem um trabalho com o título "Zimbabwe: o que fez falhar o consenso". Eis uma passagem: "Consta no texto que as exigências feitas pelo Movimento para a Mudança Democrática (MDC) serão satisfeitas após a tomada de posse do primeiro-ministro e vice-primeiro-ministro designados no quadro do acordo global de partilha do poder, assinado em 15 de Setembro, uma fórmula encontrada pela mediação para a saída do impasse.
Pergunta: quem é que, em boa razão e fé, iria primeiro tomar posse e só depois discutir com quem ficariam os ministérios estratégicos, sabendo perfeitamente que isso corresponderia entrar na armadilha, exactamente aquela que a ZANU-PF deseja? Engodo belo, armadilha fatal.

2 comentários:

Anónimo disse...

O MDC entrou na armadilha logo que aceitou negociar. Deveria exigir novas eleições. Como negociar a democracia? Só mesmo em África!
A SADC quis jogar a favor de Mugabe e a Sra Graça Machel so criticou o regime mugabista e a SADC depois lhe ter sido recusada a entrada no Zim. Mesmo assim já é um passo.
Um abraço,

Carlos Serra disse...

Creio que tem razão, o MDC entrou realmente na armadilha e as eleições continuam proteladas.