27 janeiro 2009

Maria Moreno contra Dhlakama

Citada pelo "O País", a chefe da bancada parlamentar da Renamo, Maria Moreno, afirmou não fazerem sentido as declarações de Afonso Dhlakama, presidente do partido, "segundo as quais vai empossar à força os seus candidatos nos municípios onde considera ter havido “crime eleitoral”. Acrescentou que não foi contactada para o efeito e que não vai alinhar em semelhante empossamento. Confira aqui. Enquanto isso, o ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera, disse que o Estado tem meios coercivos para reprimir acções ilegais. Leia aqui.
Adenda 1: Maria Moreno não é uma deputada júnior, é a chefe da bancada parlamentar da Renamo. A sua posição mostra que se ampliam, dentro do partido, as vozes contra as tomadas de posição de Dhlakama - aparentemente unilaterais -, justamente no momento em que este está em pré-campanha na província de Nampula.
Adenda 2: um leitor chamou-me a atenção para um trabalho publicado do "Notícias" de hoje, dando conta de uma posição idêntica, a de Eduardo Namburete, que foi candidato da Renamo à presidência do município de Maputo nas eleições de 19 de Novembro do ano passado.
Adenda 3 às 16:48: tanto quanto a memória me diz, Máximo Dias era quem, vez que vez, uma no cravo outra na ferradura, se permitia discordar publicamente de Dhlakama. Mas Dias não era nem é da Renamo, era e é apenas um aliado da Renamo via Monamo. Mas desde que Deviz Simango foi subitamente substituído por Manuel Pereira como candidato da Renamo à presidência do município por exigência das "bases" - desastrada basagem esta! - mas com voz de Dhlakama, os protestos começaram não ao lado da Renamo com Máximo Dias, mas dentro da Renamo com alguns dos seus deputados, fenómeno novo. As posições de Maria Moreno e de Eduardo Namburete parecem fechar agora esta abóboda parlamentar do partido. Vamos a ver se Dhlakama não fica reduzido ao círculo dos seus generais, ele incluído, no que concerne à liderança. Partido de generais, democracia de menos (algo parecido foi escrito há dias neste diário, não me ocorre por quem).
Adenda 4 às 23:05: o presidente Guebuza disse estar disposto a falar com Dhlakama desde que não seja para alterar a lei. Confira aqui.

10 comentários:

Anónimo disse...

Professor, não é so a Moreno, convido-o a ver o Noticias de hoje "...EDUARDO Namburete, deputado e candidato da Renamo para a presidência do município da capital do país, Maputo, nas últimas eleições autárquicas, diz que será contra-senso tomar posse ao mesmo tempo que o presidente eleito, no caso, o candidato da Frelimo, David Simango, contrariando, deste modo, a intenção de Afonso Dhlakama de empossar os seus candidatos a presidentes dos 43 municípios do país, derrotados nas terceiras eleições autárquicas realizadas a 19 de Novembro último..."

AGORA SIM, PARA AQUELES QUE AINDA TINHAM DUVÍDA QUE DHLAKAMA ESTA MALUCO PODEM CERTIFICAR AGORA.

MAXANGO

Anónimo disse...

iSSO mesmo Maxango, O velho nao ta Bom da cabecinha.

Governo paralelo em democracia, onde ja se viu.


a demencia chega de varias formas esta é uma delas.

Joaqum Macanguisse disse...

A Renamo deve aprender a organizar vitorias.Deviz simango nao precisou de tanto dinheiro para vencer .Eu acho que a Renamo tem possibilidades para reverter a situacao so que com este discurso ultrapassado nao vai a lado nenhum .

Anónimo disse...

As declarações do líder não têm cabimento constitucional, é melhor não perder tempo com as autarcas pensar em presidenciais e legislativas que vêm ai.

Anónimo disse...

O auto intitulado Barack Obama de Moçambique afinal é o BARRACA obama de Moçambique, o velhinho tá tó tó mesmo, melhor seria vestir uma fantasia de pai natal com barba branca e tudo.

Pena que o isolamento de Dlakhama não seja levado a fundo pois a estas alturas o demente já deveria ter sido deposto, mas parece que os seus seguidores ainda acham que aquele ditador militar ainda é o mesmo, mas o homen ta acabado coitado e a demencia piora quando vê o poder a fugir-lhe das mãos ou até a FRELIMO ele já não consegue agradar, não conseguiu devolver a Beira.
Gostaria de saber da posição do Mazanga e da Soares a respeito do assunto.

Abraço Zeca M.

Anónimo disse...

Acho que o tio Dlhakas já nem deveria ser tema de discussao. Há tantos assuntos para serem resolvidos em Mocambique que precisam de fosforo. Por exemplo criminalidade, calamidades naturais, etc...
Chega de discutir pessoas que em nada contribuem, pelo contrario, dispersam esforços.

Reflectindo disse...

Parece-me que quem escreveu que partido de generais, democracia de menos foi Umbhalane, comentando sobre os pronunciamentos do general Hermínio Morais.

Já escrevi sobre a postura de Afonso Dhlakama quem decepcionou-me bastante. Acredito que os decepcionados são muitos...

Quanto aso governos paralelos e desobediência já dei exemplos...

E quem não acredita que Dhlakama tem a funcão única de retardar ou mesmo adiar o processo democrático que reflicta sobre: que tipo de líder é este que fala de governo paralelo sem falar com os supostos membros desse governo? Estaria ele a sonhar que obrigaria à Moreno ou ao Namburete para tomar posse? Com quem ele discutiu no partido?

Infelizmente, haverá pessoas, mesmo fora da Renamo, a chamarem por nomes feios a Moreno e Namburete por tomarem uma posicão coerente, como chegaram e chegam de chamar a Daviz Simango.

Senhores, a possibilidade para reverter a situacão da Renamo já se foi embora. É preciso entender que em volta dele há uns súbditos que o defenderão por razões bem conhecidas.

Parabéns pela posicão de Maria Moreno e Eduardo Namburete. Espero que muitos facam o mesmo.

O caminho é para frente!

Anónimo disse...

A coerencia é um aspecto importante na nossa vida e muito mais quando se trata de posiçoes Politicas que mexem com a sociedade.

Apoio a posiçao dos meus colegas, Maria Moreno e Eduardo Namburete, precisamos que mais vozes dentro do partido se levantem e digam:
Chega!
Por esse caminho nao vamos!
Linette Olofsson

Anónimo disse...

A forma de pensar (muito pouco ou nada racional) de Afonso Dhlakama, dá que pensar. Já tentei perceber, sem sucesso, o que faz alguem ter ideias como as de Dhlakama.

Enfim, uma variante de impressionante (e não natural), a ignorância de Dhlakama!

V.I

P.S: Cada vez mais acredito que Dhlakama anda a ser pago para afundar a RENAMO.

Unknown disse...

Fico satisfeito que na RENAMO é possível não concordar com o Lider, seria tam bom se fosse possível em outros partidos. de facto Dlakama está bizz em vender o País.