22 janeiro 2009

Polícia recaptura Samito

A Rádio Moçambique acaba de informar que a polícia deteve Samito em Caia, província de Sofala, um dos três fugidos de uma cela da polícia em Dezembro do ano passado. A detenção ocorreu ontem à noite, quando tentava atravessar o Zambeze vindo de Quelimane. Com Todinho morto e agora Samito recapturado, só resta Anibalzinho por recapturar. Recorde aqui. Foto reproduzida do "O País", aqui.
Adenda 1 às 13:10: a STV confirmou a detenção.
Adenda 2 às 14:30: segundo o "O País", Samito chega a Maputo às 15 horas em voo das LAM.

21 comentários:

Anónimo disse...

a se confirmar esta noticia so temos k dar os parabens a nossa policia

Nelson disse...

resta o Anibalzinho

Anónimo disse...

Fui um dos k neste espaco criticou a actuacao da nossa Policia, porem nao posso deixar de dar os meus Parabens pela recaptura do foragido, no entacto segundo um semanario da praca o Anabalzinho encontra se na Inglaterra m sobre isso a nossa policia ainda nao se pronuciou. A ser verdade o k dizer deste silencio das nossas autoridades?

Anónimo disse...

Sempre que um deliquente é enclausurado, revigora-se a paz e harmonia social.

Será que Agostinho vai telefonar para Alvarito Nhachote (Zambeze) para proferir ameaças?!

Ontem, salvo erro, RDP-Africa indicava em nota de rodapé que Anibalzinho encontrava-se no Reino Unido, após ter embarcado no dia 13 de Joannesburg!!!!

Será que foi expedido o mandado de captura internacional?!!!!

Hermenegildo Chambal

Joaqum Macanguisse disse...

Nao me arisco em dar os parabens de forma geral,o que posso dizer é que a uma restruturação da liderança e consequentemente isso implica um efeito imediato ,uma motivacao por parte de alguma subdireccao .nao uma motivacao por consequencia de ganhos financeiros ,se calhar mas pela promessa de se trabalhar de uma forma transparente .daqui a 3 meses poderei dar uma avaliacao com mais bases .

Anónimo disse...

anonimo das 2:42, deixou me confuso: VIU a noticia em RODAPE, a RDP-Africa (RADIO Difusao Portugues pra Africa). Tem a certeza disso!!!????
saudacoes

Anónimo disse...

De volta ao convívio dos Bloguistas e sou brindado com esta excelente noticia.
Parabéns comandante Kalau.
Pelos vistos é um homem de palavra...aquando da morte do Director Feliciano Juvane prometeu, nas cameras da STV, que recapturaria os fugitivos e os responsáveis pelas mortes dos policias...resultados estão a vista, Todinho morto e Samito recaptura.
Por favor, brinde-nos com a recaptura do Anibalzinho...mostre que nem todos policias estão comprometidos com o crime organizado.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Caro Hermenegildo Chambal,
Rádio agora tem notas de rodapé? Sejamos um pouco mais sérios a abordar assuntos sensíveis.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

....agora é preciso investigar como conseguiu sair da cela do comando. Que os implicados sejam punidos de forma exemplar!

Anónimo disse...

Na minha maneira de ver, e apesar de estarem a fazer um belissimo trabalho, isto mostra que com vontade pode-se acabar ou minimizar a criminalidade em Mocambique. o Kalau disse, pois tem vontade de mostrar que pode. fazeri como o outro bloguista que prefere esperar três meses para o que acontece.

outra coisa: a PRM diz existem 7 quadrilhas na cidade de Maputo. este é um passo, pelo menos já contou e sabe onde ( falo do bairro ou da zona ) os encontrar. qual é agora a dificuldade de montar um esquema e pegar as quadrilhas?

diante dos muitos acontecimentos a favor da Polícia, não os posso criticar mais.

Estão de parabens e continuem a garantir a ordem e seguranca no país.

Bem Hajam

Anónimo disse...

Ultima...Samito disse a TVM que Custodio Pinto foi quem os soltou, para acompanhar Anibalzinho. E mais disse que sairam na companhia de 4 policias.

Eh, Samito deve estar se dando por sortudo..porque se fosse apanhado pelo outro grupo de Chuis..os da ala do Pinto, certamente que o limpavam os sarampos.

Carlos Serra disse...

Grande confusão agora...

Anónimo disse...

A ser verdade esta versao pk sera k o ex comandante se aliou ao bando de criminosos e contribuiu para a fuga do anabalzinho? Estaria ele a receber ordens de alguem dos pesos pesados ou sera pk isto lhe trazia outras vatagens?...Se houver vontade politica estaremos mto perto do fim desta novela k ja vai longa.
Quanto ao anibal que secredos tera ele pra granjear tanta simpatia nas chefias policias. Num passado recente falava se do Ex comadante Miguel dos Santos agora fala se do Custodio Pinto.pk sera? como dizia o Saudoso PR samora o Poder,as facilidades tentam ate o Homem m firme.ja agora QUAL é O PASSADO deste CORONEL promovido as pressas a Major GENERAL?Que feitos teve na FA?

Unknown disse...

Aí está a questão Xicoxa! é por isso que acho que estes cargos não deviam ser só o PR a decidir quem oucupa mas sim devia haver um órgão bem costituido para rever os antecedentes e as competências de quem é o proposto para esses cargos.

Anónimo disse...

Caros Bloguistas,
A acusação do Samito não é um dado adquirido.
Ele disse que falou com o Custodio Pinto ao telefone...ao telefone até eu posso dizer que sou Obama.
Não é segredo para ninguém que o Custodio Pinto foi sabotado pelas chefias policiais.
Meus caros, vamos reflectir um pouco...Mais não disse.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Rectifico: não foi na RDP-Africa, mas no Primeiro Jornal da RTP-Africa. Penso que o bloco noticioso passou no dia 20 ou 21, no período da tarde. Sinceras desculpas pela confusão.

Espero que o lapso não retraía a lúdica e sempre cativante “seriedade” de Nuno Amorim!!

Invertendo o plano: concordo “de pleno” com Chacate Joaquim. O modelo vigente de composição dos órgãos públicos é, sem dúvida, uma das causas do imbróglio que há no serviço público, maxime segurança pública, administração da justiça em geral. Se é certo que o PR, é o órgão que recebe “maior” legitimidade, pelo facto de receber um “voto personalizado”, não é menos verdade que é preciso diluir o fanatismo de que essa “legitimidade acrescida” (alías incontestável) o PR deve-a “emprestar” sem limites aos outros órgãos por via de nomeação. Por exemplo, era admitir que o PR permanecesse com a faculdade de nomeação, mas que o fizesse dentro de uma proposta vinculativa (penso que no caso da policia seria o conselho nacional de defesa e segurança) que indicasse pelo menos três nomes, dentre dos quais ele exercitasse o seu poder.



Um abraço

Hermenegildo Chambal

Anónimo disse...

Sim não é tem que ser legitimado por investigação séria. mas atenção! Samito foi bem claro falou connosco via Cell e depoi ordenou 3 agentes que nos levaram a casa dele (o CP)! era de se saber se efectivamente o Chefão tem ou não casa no bairro referido, e dai se começar uma boa investigação. Agora, o que de facto é incontestável é que isso a ser verdade, aquém estava a obedecer Pitnto?

Anónimo disse...

Chacate Joaquim,
Desculpa, acho que não vimos a mesma peça e por isso peço a intervenção dos que também viram.
Eu percebi que foram a casa do Anibalzinho em Malhampsene e não a casa do Custódio Pinto, na companhia de 4 agentes e não 3.
CP seria muito leviano se levasse os bandidos a sua própria casa.
Admito que possa estar enganado, por isso peço esclarecimento.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Dr. Serra,
Já que estamos nesse âmbito, agradecia que postasse o editorial do Solomao Moyane, com título Sinais Perigosos.
Ele chama atenção para a leviandade com que se tratam certos assuntos sensíveis. Pessoalmente chamei atenção para certas menticias, mas parece que não fui compreendido...agora sendo feito por um jornalistas credenciado, provavelmente o levem a sério.
Discutimos acerca dos artigos do jornal noticias e os veiculados pelos meios comunicação privados...pessoas como o Reflectindo e outros vieram com tudo, chegaram a dizer que eu defendia a censura...igualmente disseram que eu apregoava o consumo, única e exclusivamente, dos meios de comunicação ligados ao Partido no Poder.
Aqui vai um estrato do artigo..."da parte que nos toca, queremos afirmar que estamos profundamente preocupado com o sensacionalismo jornalístico que esta a tomar conta dos nossos órgãos de comunicação social, levando-os a noticiar, de forma leviana, factos que podem levar pessoas a morte...Liberdade, sim. Libertinagem, não! Factos, sim. Invecionices, não!..."
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Nelson disse...

O Salomao Moiana fala e bem do Zambeze, mas no seu Magazine independente, na mesma edicao em que lanca chumbo grosso contra o grande rio, comete o mesmo pecado pelo qual condena o semanario Zambeze. Leia-se a reacao de Alvarito na edicao desta semana do semanario Zambeze. Eu estou farto dessa guerras jornalisticas. Me lembrei da forma como Magazine independente foi atacando o Zambeze na ocasiao do caso Augusto Paulino.

Anónimo disse...

è interresante a reacçao do alvarito de carvalho no seu artigo no jornal zambeze com o titulo AS INCONGRUENCIAS SO BUFO SALOMAO.

prof vamos debater isto