27 janeiro 2009

Desemprego e protesto global na Europa

A Europa corre o risco do desemprego e do protesto social generalizados. Em algumas semanas, muita gente desempregada. Os jovens desesperados com os pequenos empregos sem futuro. Confira aqui, em francês, no La Croix. Se não sabe francês, use o tradutor situado no lado direito deste diário.

6 comentários:

Anónimo disse...

http://news.bbc.co.uk/1/hi/business/1147242.stm

Thursday, 1 February, 2001, 10:07 GMT
Corus cuts 6,000 steel jobs

Corus job cuts
LOCATIONS
Llanwern - 1,340
Shotton, Deeside - 319
Ebbw Vale - 780
Teesside - 234
Bryngwyn - 127
Strip products - 200

DIVISIONS
Head offices - 400
Construction and Industrial - 1,086
Engineering steels - 390
Tubes - 298
European Market Unit - 292
Electrical steel - 276
Special profiles - 46
Special strip - 35
Rail 27
Corporate centre - 200

Anónimo disse...

O jornal Guardian oferece um quadro temporal ilustrativo sobre o desemprego no Reino Unido. A crise financeira "esta a bater", como dizemos a maneira Mocambicana. O site abaixo da alguma informacao

http://www.guardian.co.uk/business/2009/jan/13/recession-retail

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pela informação que nos está a dar!

Anónimo disse...

A vida na Europa nao ta facil Manos, a Islandia entrou em falencia tecnica, um Pais que era discrito como um modelo no mundo.
a Espanha o desemprego esta a aumentar dia apos dia.Portugal ja nem se fala...A Franca Pais onde o emprego abundava sobretudo pra os Portugueses,africanos e paises do leste,hoje, o trabalho é escasso e ate os trabalhos que os franceses nao faziam hoje ja os fazem.
NAO SEI ONDE ISTO VAI PARAR

Anónimo disse...

É professor Serra, a coisa vai piorar ainda mais. A crise vai chegando ao Brasil.

Joaqum Macanguisse disse...

As razões da crise global

Na minha modesta opinião , tenho a China como hipocentro da crise económica mundial . O baixo preço dos seus produtos fez com que que maior parte dos seus concorrentes directos baixarem os preços de oferta ,consequentemente arrecadando valores baixos de lucros muitas vezes não capazes de sustentar o verdadeiro custo de produção.

É bem sabido que o custo de produção envolve primeiro o custo da aquisição , a natureza da tecnologia a Usar e o custo de mão de obra .
uma vês a China estando a adquirir a material prima muitas vezes a baixo custo mundial com base nas relações amigáveis com países do terceiro mundo ( táctica usada pela EX-Uniao Soviética nos seus passados bons anos de década 70-80 ) e em algumas vezes de forma fraudulenta exemplo concreto a madeira ( a custos muito abaixo do mercado mundial ) ,adicionassem ao facto de possuir umas das mãos de obras com custos mais baixos do mundo tornou-se potencialmente mais capaz de vender sua produção .

E por outro lado as projecções do uso uso do combustível pelas industrias fizeram com que os grandes os “grandes donos de dinheiro “ revertesse seus recursos financeiros para depósitos antecipadas do petróleo para futuras especulações .
Mas esta mesma compra antecipada acabou sendo acompanhada por pouca procura pois as grandes especulações abrandaramos investimentos em negócios cuja produção era altamente dependente de petróleo .
E agora o que se pode fazer ?
Há dinheiro guardado em compras de petróleo ,com o pensamento de o vender a 200 USD /barril mas que hoje esta a 40 USD .Pedir Mais a quem? se a devolução da primeira remessa ainda não esta concluída ,alias os próprios bancos já não tem dinheiro por ter entregue a um sistema de negocio em falência