27 janeiro 2009

Partilha de poder no Zimbawe: acordo conseguido?

Através de um despacho do jornalista João de Brito Langa directamente de Pretória, a Rádio Moçambique reportou no seu noticiário das 9 horas que um acordo foi alcançado às 5 horas da manhã no tocante à partilha de poder no Zimbabwe. Como presidente ficará Robert Mugabe, como primeiro-ministro Morgan Tsvangirai e como vice-primeiro-ministro, Arthur Mutambara. A tomada de posse será a 11 de Fevereiro. Logo que puder, darei mais pormenores.
Adenda 1 às 11:06: entretanto, leia uma posição do MDC-T dada a conhecer logo a seguir ao comunicado do acordo. Aqui. Mais em concreto: o MDC-T afirmou que não houve acordo de partilha de poder. Leia aqui.
Adenda 2 às 12:07: parece mesmo que as coisas não são tão ridentes quanto a descrição de Brito Langa deu a entender. Confira aqui e aqui. Entretanto, não consigo abrir o The Herald do Zimbabwe.
Adenda 3 às 12:34: citado pela Rádio Moçambique, o presidente Armando Guebuza afirmou que a SADC conseguiu vencer o impasse, mas que estava consciente das dificuldades que poderiam surgir na implementação do acordo (noticiário das 12:30).

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho duvidas sobre a efectivacao de tal acordo. Eu ca sou como o STomé Ver pra crer.

Mr MUGABE quem te viu e quem te ve.