21 janeiro 2009

Zimbabwe: soldados protestam (175 galinhas roubadas a Gideon Gono)

Segundo o jornal queniano online Daily Nation, os soldados do Zimbabwe estão furiosos com a recusa do governo de Robert Mugabe em pagar-lhes os salários em moeda estrangeira. Há protestos espontâneos no país e a polícia patrulha as ruas de Harare desde a semana passada vigiando os grupos de soldados que têm atacado Zimbabweanos suspeitos de serem portadores de largas somas de moeda estrangeira. O governador do Banco de Reserva, Gideon Gono, tornou-se na primeira vítima de vulto de soldados insatisfeitos, que assaltaram a sua herdade este fim-de-semana e roubaram 175 galinhas estimadas em 787 dólares americanos. Confira igualmente aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, por me ter feito chegar as referências.
Adenda: esse e outros fenómenos podem ter sérias consequências para os países que fazem fronteira com o Zimbabwe, como o nosso, no sentido de que podem ter de arcar com pilhadores sequiosos. Espero bem que a SADC esteja disso consciente e termine de vez com a sua política silenciosa-arrastadeira. Leia ou recorde aqui.

2 comentários:

umBhalane disse...

"O governador do Banco de Reserva, Gideon Gono, tornou-se na primeira vítima de vulto de soldados insatisfeitos, que assaltaram a sua herdade este fim-de-semana..."

Parece haver uma réstea de "justiça" no Zimbabué!

Na mouche.

Anónimo disse...

Sim, pode ter consequências, principalmente se em vez de galinhas, roubarem patos...