27 janeiro 2009

Ainda sobre o "acordo" de Pretória


A SADC afirmou que um acordo tinha sido alcançado no sentido da formação de um governo inclusivo no Zimbabwe. Aguardo ler o comunicado desse acordo. Enquanto isso, do lado do MDC-T nada parece resolvido. No que me concerne, creio que o tal acordo continua a trilhar os carris do espírito da ZANU-PF antes da cimeira de Pretória: primeiro tomamos posse, eu Mugabe fico presidente, tu Tsvangirai ficas primeiro-ministro e tu, Mutambara, ficas vice. Depois, meus irmãos, vamos discutir a história da alocação dos ministérios estratégicos, da distribuição dos governadores, etc. Portanto, no fundo creio que em lugar de um acordo, se obteve um desacordo. E, evidentemente, o povo do Zimbabwe ficou de fora, não foi consultado. Vamos aguardar. Leia aqui o The zimdaily. Cartoon reproduzido daqui.
Adenda 1 às 23:02: leia o "O País" aqui.
Adenda 2 às 23:07: leia os comunicados da SADC e do MDC-T e saiba como Mugabe, feliz e forte agora com o apoio global da SADC (fica assim ofuscado, temporiamente pelo menos, o risco de ser acusado de vários crimes), garante que os desejos do MDC serão "tidos em conta" logo que o acordo seja implementado, aqui.

6 comentários:

Anónimo disse...

Pois é. Pois é.
Vira o disco e toca o mesmo?
Acabarão por cansar as pedras e secar os pantanos.Incrível!

Se Guebuza compartilhar o seu novo passo, rumo ao acordo inclusivo, se quiserem ter uma ideia da sua real confiança no resultado, para além de prestar atenção à dicção da sua voz, reparem bem naquele sorriso dele muito próprio, numa das faces. Por ali poderemos ter uma ideia da dimensão do triunfo deles. O resto ficará para as notícias e as revelações que certamente surgirão.

Hermenegildo disse...

Este “acordo” pode ser um presente envenenado para Morgan Tsvangirai e MDC-T, pois a sua influência política poderá ficar retraída!

Não se percebe muito bem como funcionará a “rotatividade dos ministérios estratégicos”, é nebuloso o modus como se configurará na lex fundamentalis a figura do primeiro-ministro, pois ainda não está claro se será efectivamente chefe de governo, que competências constitucionais se lhe outorgorá, será politicamente responsável perante a Assembleia ou perante o Presidente?!

Este “acordo” é no mínimo suspetito!!!

aminhavozz disse...

Prof, o zimonline.co.za ja tem disponiveis os comunicados da SADC e do MDC. Penso que é importante ler ambos documentos antes d fazer qualquer analise. Segundo o comunicado, o MDC vai reunir-se na sexta feira pra decidir se vai acatar ou não as decisões desta cimeira extraordinária da SADC. Aguardemos por sexta feira. E esperemos que a decisao do MDC reflicta os interesses do povo zimbabweano...

Carlos Serra disse...

Obrigado, Zenaida, eu já tinha colocado aqui o comunicado do MDC que refere a reunião de sexta. Vou agora ler o comunicado da SADC.

Carlos Serra disse...

O zimonline não abre. O "The Herald" está mudo sobre o acordo. Veremos amanhã.

Anónimo disse...

Presente envenenado só, Hermenegildo?
Agora, que o MDC e sobretudo Tsangirai já foram longe de mais na negociata, até onde irá mais a capitulação? Perderam a força? Estarão cansados? Estão a sentir-se seduzidos em aceitar o doce oferecido e a pensar que gostosura poderá não ser venenosa? Ou será que ainda cairão em si, ao perceberem que o veneno não depende do sabor?
Sim, vale a pena esperar pela declaração pública do MDC, nem que seja para perceber como é que ainda pensa sair da alhada em que está metido. Mas quem acredita que a actual turma dominante na SADC, nomeadamente o trio Mbeki-Mugabe-Guebuza, possa oferecer rebuçados de mentol inofensivos a um Tsvangirai? Só acreditará quem quer. Mas que Tsvangirai acredite ou se resigne, ao ponto de parecer que já esqueceu as porradas que já comeu! Vamos ver.