
"A Gare da Estação Central dos Caminhos de Ferro em Maputo foi considerada pela Revista americana Newsweek como sendo a mais bela de toda a África e a sétima colocada numa lista que compreende nove (9) estações ferroviárias eleitas mediante monitoria especializada feita em todos os continentes." Confira aqui. Obrigado ao Machado da Graça pelo envio da referência.
7 comentários:
É de facto bela.
Professor precisamos de mais notícias destas.
Moçambique precisa!
Moçambique tem!
A arquitectura pública colonial (obras públicas)tinha qualidade.
Temos bons exemplos pelo país fora de infraestruturas nem sempre convenientemente aproveitados /conservadas para fins económicos.
A estação dos CFM de Maputo esteve quase a ser "amputada" quando após a independência, na altura em que se adoptou como estratégia a destruição dos simbolos coloniais.
Nessa altura, felizmente com insucesso, o Governo chegou a utilizar um helicóptero para tentar retirar a esfera armilar que permanece no cimo da cúpula(simbolo da expansão colonial portuguesa).
É um belo edifício, parte da nossa história.
AM
Acrescentar akilo ke julgo ser do conhecimento de muitas pessoas nascidas em maputo, i.e. de ke o projecto foi de Gustavo Eiffel, o mesmo da famosa torre Eiffel-Paris. Há mais uma casa de metal tb do mesmno projectista.
De facto temos ke valorizar cada vez mais o património, e essencialmente divulgá-lo com informação afim.
Luis Pereira
Obrigado. E é bom saber da autoria do projecto.
Temos coisas lindas que fazem parte da nossa Historia. Pena que os responsaveis nao vejam do mesmo modo e nao as preservam. Ha varios exemplos: as fortalezas da Ilha de Mocambique e da Ilha de Ibo, a Igreja da cabaceira, etc
A distinção é ainda mais notória quando se tem conhecimento da qualidade dos mais próximos concorrentes. Ver http://mademozambique.blogspot.com/2009/01/estao-central-de-maputo-jaime.html
Seria bom que Portugal negociasse com a Frelimo a reversão de todos os monumentos históricos coloniais de Moçambique, tomando como exemplo o sucedido com Cabora Bassa, salvando as devidas diferenças, e proporções.
Da parte Portuguesa seria uma questão de vontade política, apenas.
Enviar um comentário