28 janeiro 2009

Madagáscar: raiva popular contra o presidente-empresário

Há raiva popular em Madagáscar, não muito longe de nós. Em "Tana" e nas principais cidades provinciais, amotinados têem atacado prioritariamente as empresas de Marc Ravalomanana, que, além de ser presidente da República e vice-presidente da Igreja reformada, está à cabeça do primeiro grupo económico do país. O presidente prosperou muito nos seus múltiplos negócios desde a ascensão ao poder em 2002. Esse o resumo de um texto em francês, que faz uso da expressão "presidente-empresário, no La Croix. Se não sabe francês, use o tradutor situado no lado direito deste diário. Já agora, leia um outro texto aqui, em inglês.

3 comentários:

Anónimo disse...

Algum recado sobre o que nos pode esperar?

dados comparativos sobre a vivencia do povo malgaxe e o nosso?

melhor nossos dirigentes empresários aplicarem mais o seu dom businisista para beneficiar mais o povo, nao para aumentar os nrs do PIB, baixar inflaçao, etc

Inflaçao ou PIB para um individuo que só tem uma esperança de vida de 35 anos reflecte-se sobre o que esta na sua mesa todos os dias, no ter dinheiro para o transporte, ou um transporte mais acessível e menos raro, conseguir pagar agua e luz, pagar a educaçao dos seus filhos e nao ouvir dizer que está menos pobre em nrs de tabela enquanto lá em casa jantar só no natal.

Dar isso ao pobre coitado é evitar problemas mais graves no futura, nada é pior que o descontentamento e a revolta popular

Nao nos esqueçamos do 5 de FEVEREIRO

Anónimo disse...

Oxala, QUE a moda nao pegue por ca.

Unknown disse...

E se pegar! os Moçambicanos são passíficos de tal forma que os currúptos se situam ao nível táctico da nossa Administração Pública! afinal o nº 1 é o maior e melhor empreendedor de todos em Madagascar. O que se diz em Angola, Suazilândia, Zimbabwe etc?