18 janeiro 2009

Mugabe: ou aceitam ou não há acordo

Ou aceitam como proponho ou não há acordo e eu retiro-me das negociações - esta a posição de Robert Mugabe em relação ao MDC-T (vencedor das eleições legislativas) e a Morgan Tsvangirai (claramente vencedor das presidenciais no Zimbabwe) no que concerne ao governo inclusivo no Zimbabwe. Por outras palavras, não haverá qualquer discussão sobre ministérios estratégicos como o da Justiça, o das Finanças e, especialmente, o do Interior. Este o quadro que, amanhã, Guebuza, Montlanthe e Mbeki vão encontrar quando se reunirem em Harare para debater o governo inclusivo - Radio France Internationale, noticiário, 20:35. Para confirmação, leia aqui.
Pergunta: eis uma pergunta que já por diversas vezes coloquei neste diário: como se pode lutar democraticamente com uma tirania?

3 comentários:

Anónimo disse...

A cena passou-se à porta do luxuoso hotel Shangri-La em Hong Kong (5 estrelas) em que Grace Mugabe e o seu séquito pagam 2.000 libras por dia, igual a quase 80.000 MT/dia . Aliás, antes das férias, teriam sido levantados no banco central, segundo algumas fontes, 92.000 dólares (perto de 2.250.000 MT). O povo zimbabweano morre, neste momento, à fome e de doença. Não há medicamentos nem água e a cólera já matou 2.000 pessoas.
From The Sunday Times
January 18, 2009

Carlos Serra disse...

Sim, li isso, citei um jornal.

umBhalane disse...

"como se pode lutar democraticamente com uma tirania?"

LUTA ARMADA.