24 janeiro 2009

A quem Custódio Pinto quer acusar? Quem está por trás de Samito?

Vamos lá ver uma coisa publicamente nova na geografia dos fenómenos de natureza criminal em Moçambique. Que coisa? Um criminoso acusa um alto oficial da polícia de ser o responsável da libertação de três perigosos cadastrados.
Comecemos pelo "Notícias" de hoje: "Nas suas primeiras declarações à Imprensa na última quinta-feira, ao desembarcar em Maputo, 24 horas depois de ter sido recapturado em Caia, Sofala, após a evasão de 7 de Dezembro na companhia de Anibalzinho e do finado Todinho, Samito disse, falando às câmaras da TVM, que quem “ordenou a soltura do trio foi o ex-comandante-geral da Polícia Custódio Pinto”. No referido dia, acrescentou Samito, “fomos escoltados, por ordens dele, por quatro agentes da Polícia e levados a uma residência em Malhampsene. Aqui recebi dinheiro de Anibalzinho com instruções de fugir para Quelimane. Tiraram com o propósito de proteger Anibalzinho. Não fugimos, tiraram-nos da porta principal e fomos escoltados até Malhampsene” – disse Samito."
Ouvido o ex-comandante Custódio Pinto (na imagem), este disse que as afirmações de Samito eram falsas. Mas o problema é que Custódio Pinto parece não atacar directamente Samito, mas outrem:
(...) É mais uma manobra com vista a desgastar a minha imagem na praça pública, como tentaram fazer algumas pessoas que nunca me desejaram bem. (...) Mantenho a minha consciência tranquila e mais cedo ou mais tarde ficará provado que tudo isto não passa de uma manipulação daqueles que nunca me quiseram na chefia da PRM."
E aqui está o grosso problema. O grosso problema aparentemente não tem a ver com Samito, o problema aparentemente tem a ver com a polícia. A quem, concretamente, Pinto se refere ou se queria referir? Resposta parcial no "Notícias":
"Custódio Pinto não se referiu a nomes de pessoas que estariam apostadas a manchar a sua imagem, mas disse serem pessoas que nunca se simpatizaram com a sua direcção. Porém, deixou claro, tratar-se de alguns quadros da própria corporação."
Por outras palavras: pelo relato do jornal e pelas palavras de Pinto, parece que Samito é, apenas, um peão num tabuleiro complexo, muito complexo, cujo funcionamento não nos é revelado. Se nos ativermos ao que o "Notícias" reporta, as perguntas que surgem são as seguintes:
1. A quem Custódio quer acusar?
2. Quem está por trás de Samito?
Hipótese: há um mesmo fio condutor para as respostas. É o fio de Ariadne.
Enquanto isso, o ministro do Interior procedeu a uma reorganização das chefias no ministério. Confira aqui.

11 comentários:

Lisa disse...

xiiii o que é que aconteceu com o seu blog? Vejo este texto por inteiro, mas mais para baixo só vejo os titulos dos textos e nada mais..uns 4 e depois mais um texto por completo e volta a repetir-se só vendo titulos sem texto..
Será que é do meu pc ou aconteceu qualquer coisa ao seu blog?
Esta tarde quando entrei estava normal, mas a esta hora é o que vejo..Textos! quase nenhums...
Um abraço
Lisa

Lisa disse...

Novamente eu...queria entrar no seu novo blog que se não me engano é.."Viajar na vida" e o que vejo é só isto:
Viajar na vida
View blog reactions posted by Carlos Serra at 1/22/2009 08:43:00 PM 0 comments links to this post
............................
E tem sido assim em quase todos...

Só me resta ir ao seu perfil e ver se consigo entrar...

Lisa

Lisa disse...

Ok mais uma vez eu....hehehhehe Boa nem ao seu perfil consigo ir, pela simples razão que nem isso o seu blog tem...Nada de nada do lado direito do seu blog..Não há, ou pelo menos eu não vejo nada..nem perfil , nem links..nada..

Voltarei mais tarde ..quem sabe que seja uma coisa provisória..
Abraço
Lisa

Carlos Serra disse...

O IE estava, ontem, com problemas. Recomendo-lhe o uso do google chrome.

Anónimo disse...

Da minha parte näo acho e nunca achei prudente tirar conclusöes precipitadas mas uma coisa deve ser verdade, as declaraçöes do Samito näo nascem de um vazio, hà alguém da "familia policial" implicado na fuga do trio.

Félix

Nelson disse...

Que houvesse gente grauda na policia ou sei la onde envolvida com a siada desses camaradas nunca foi duvida para mim. Sempre esteve claro que tinha mao estranha nessa fuga. Resta saber de quem é ou foi. Agora o samito e pinto vieram apenas confirmar isso.

Xiluva/SARA disse...

Enquanto a solução for sempre rodar os mesmo generais nada feito.

Leonardo Vieira disse...

Caro Professor,
Desde sempre pensei que era IMPOSSÍVEL 3 (logo 3) presos fugir do comando, isto porque, para além de uma simples esquadra, o Comando da PRM serve também como residencial para polícias, muitos deles vindos do Norte.
Em relação a fuga, está mais do que óbvio que houve "mãos enormes" nela. Pela 3ª vez consecutiva, Anibalzinho et All ridicularizaram a nossa polícia, tribunais e todo o sistema Jurídico nacional.
SE estiver envolvido, Custódio Pinto será apenas mais um dos envolvidos.
Ainda se irá falar de mais, estou certo...

Anónimo disse...

A mim parece que os tais que têm Samito como sua arma de aremesso decidiram recolhe-lo para não correr mesmo risco que o Todinho,pois ainda lhes convem usa-lo. E pelos vistos,antes de seguir viagem de regresso a Maputo (e num voo comercial...mas como pode isto acontecer?) ainda houve tempo para lhe instruir a história a contar.

Na reportagem que assisti na RTP,ouvi Samito dizer que falou com Custodio Pinto ao telefone!Pois...Mais parece mais outra saga das histórias dinâmicas que o "mecanico de estado" andou por aí a contar!

V.I

Anónimo disse...

Seria bom k se fizesse uma a cariacao ao samito e o Gereral Pinto.
seja qual for o desfecho desta novela a verdade é K NESTE assunto esta envolvida gente MUITO grande neste PAIS,senao vejamos num passado muito recente falava se do filho do Galo e do Manhenje, hoje com estes foram do baralho pk é k continuamos a assistir a mesma novela com ouros actores?
k secredos tera o mecanico do alto mae k poem este Estado refem do anibalzinho.
se anibalzinho anda pela EUROPA fora e isso ja é do conhecimento das autoridades ok custa pedir a cooperacao internacional?
mocambicanos A K ha Gato Escaldado m com rabo de fora k tem medo de agua fria.

vamos aguardar o desfecho deste capitulo duma novela sem fim.

Anónimo disse...

Custodio Pinto envolvido? nao me parece que Pinto fosse tao descuidado a ponto de ligar directamente a Samito, a ter havido tal ligacao alguem ligou sim e identificou-se como C. Pinto qualquer um pode ligar a outrem e identificar-se como quem quiser C. Serra, A. Guebuza, C. Chissano, ou até como o PAPA....

A PRM já lançou um mandato de captura internacional contra Anibalzinho? já solicitou ajuda a INTERPOL?

O Gangsterismo ja tomou conta da nossa sociedade, até já temos jornalistas com contacto directo com os malfeitores como é o caso do ZAMBEZE que publicou uma entrevista com um dos mais procurados pela justiça será que a PIC foi ao jornal saber como obteve a entrevista? se por telefone de que nº? para dai junto a empresa de telefonia investigar o referido nº, localizaçao da antena em uso, IMEI do telefone, etc?

Julgo que estamos numa situaçao em que o proprio Estado nao quer fazer o seu papel,

O Chefe da Bofia actual era o anterior vice, sera que vai mudar alguma coisa? pq nao fez antes quando era vice alguem ja perguntou ao Kalau, se afirmar que o chefe nao o deixava trabalhar pq nao teve a dignidade de por o lugar a disposiçao pq so usufruia de salario e nada fazia


Um abraço de Zeca M.