23 janeiro 2009

Apenas 22 anos


O Samito - Jaime Samuel Nhare - tem apenas 22 anos e parece que anda fora da lei desde os 14. Penso nessa idade, na sua fuga em Dezembro do ano passado, no aparato policial em torno de si e no batalhão de jornalistas à sua procura. Confira aqui e aqui.
Nota: teremos um dia de começar por fazer sistematicamente as trajectórias de vida destes jovens pistoleiros, estudo que já um dia foi esboçado pelo Prof. Luís de Brito. Estudos desses são fundamentais para reconstituirmos a densidade das relações sociais do nosso país. Talvez um dia eu tente isso.

4 comentários:

Anónimo disse...

Como é que a Policia leva a Samito da Beira a Maputo de Boxer´s???

É humano isso?

Será que foram apanhados a dormir?


Dr. Alice Mabote o que tem a dizer???


CF

Anónimo disse...

Professor as ruas sao as melhores escolas de criminalidade em Maputo, isso em co-existencia com pais ausentes ... eu assistia a isso no meu quotidiano no Alto Mae ... muitos sao os que entraram em vidas duvidosas e comecaram a aparecer com fortunas injustificadas ... mas em pouco tempo abandonaram a face da terra ... vida perigosa e cheia de riscos ... eu citaria a influencia externa (Africa do Sul e USA), ausencia parental e falta de ocupacao (desporto e emprego rendivel) como as maiores causas deste movimento criminal em Mocambique. O crime paga muito mais do que o emprego de formal ... eu/tu/ele/nos nunca viveremos a vida exibida nos video clips de Jay-Z, Snoop Dog, TI, 50 Cent ou mesmo MC Roger, SSP, Boss AC e Bang se trabalharmos para alguem (oficial) ... entao a nossa juventude dinamica segue o conselho do chefe de estado e partem para a empreendedorismo privado ... e olha que paga ... quem nao toma riscos nao colhe retornos ... E a vida de riscos eh bem excitante ...

Professor, como ponto de nota, mas fora do contexto deixa-me dizer-lhe que ate a conclusao da minha 12a (2002) na Manyanga nenhum dos meus amigos tanto na escola como fora nao fumavam, nem mesmo um cigarro ... hoje em dia conheco um bom par de miudos de idade escolar (secundaria) que fumam substancias ilegais ... quando nos falavamos da Colombia (nome informal d'um dos maiores pontos de trafico na Polana) falavamos com respeito e temor ... temos que indagar para onde caminha a nossa juventude e o futuro da Nacao ... temos que nos aperceber que ja nao somos so corredor te trafico mas tambem ponto de consumo ... e com o consumo de subsitancias toxicas vem o incentivo para a criminalidade (nao tao automatico assim) ... temos que resolver a excassez de emprego em Mocambique e a falta de amor/pratica do desporto

Laude Guiry

Anónimo disse...

Eu também questionei-me será que ele estava a dormir ou foi espancado até cairem-lhe as calças?

Joaqum Macanguisse disse...

Tudo que o Samito faz tambem pode espelhar a falta de socialização nas cadeias .A forma como encara jornalistas ou mesmo policiais , Um homem frio com ar de inconsequencia impoe-nos mais a ter o Samito como um objectivo de estudo no campo psicosocial do que procurar lhe entender como bandido