Do editorial do semanário "Savana" desta semana, dedicado a Eduardo Mondlane, de quem o jornal diz não ser apenas nosso herói, mas herói de todos os povos: "Terça-Feira próxima, dia 3 de Fevereiro, é dia de Eduardo Mondlane, neste ano que também é dedicado a Eduardo Mondlane. Trata-se da data em que no já lá ido ano de 1969, em Dar-e-Salaam, uma bomba escondida num livro explodiu nas suas mãos, matando-o instantaneamente. (...) Uma das formas mais sublimes de prestar homenagem a Mondlane é não aceitar sermos engolidos pelos mesmos vícios que o colonialismo contra o qual ele lutou representava. Isso significa combater tenazmente a corrupção, a acumulação ilícita de riqueza, a insensibilidade perante as necessidades do povo."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Eduardo Mondlane, um verdadeiro Heroi nacional sem sombra de duvida.
Ainda estou pra ver a biografia do sr Afonso Dlankama, que tb se auto intitula pai da democracia mocambicana e porconsiguinte tb Heroi nacional.?????
Eu ca tiro o chapeu por Mondlane e Viva a historia feita de HOMENS com Mondlane.
Professor, peço o seu endereço electronico. gostaria de partilhar ideias sobre a política Nacional.
obrigado,
Veja o perfil, está lá...
Enviar um comentário