12 janeiro 2008

Beira inaugura linchamentos 2008

Parece consolidar-se a hipótese por mim avançada neste diário o ano passado, a de que a Beira está agora à frente de Maputo na prática linchatória: "Depois de no ano transacto terem sido linchados 22 supostos malfeitores, a população dos bairros de Chaimite e Matacuane, na cidade da Beira, já linchou, este ano, dois jovens por alegado envolvimento em actos criminais. Na noite de quarta-feira, outros dois supostos gatunos foram brutalmente espancados na zona do Alto da Manga, sendo a situação clínica de ambos descrita como crítica. Já na madrugada de quinta-feira outros dois indivíduos foram chicoteados e quase queimados vivos nos subúrbios do bairro de Matacuane. Os mesmos, que se encontram a receber tratamentos intensivos no Hospital Central da Beira, escaparam “por um triz” graças à intervenção da Polícia, que se fez ao local da ocorrência minutos antes de serem linchados. No Macurungo, bairro onde mais casos de linchamentos ocorreram no ano transacto, três malfeitores escaparam da morte ao fugirem em debandada deixando os seus instrumentos de crime, nomeadamente catanas, alavancas e molhos de chaves."
Recorde-se que na Beira moradores privatizaram o policiamento e criaram grupos de vigilância o ano passado. E recorde-se, já agora, que este diário está repleto de postagens sobre linchamentos, tema que é estudado ao nível da Unidade de Diagnóstico Social sob minha direcção.

4 comentários:

micas disse...

Estou deveras triste com a situação relatada aqui nesta postagem.

A cidade que me viu crescer, estar em 1º lugar a este nível dá de facto um aperto grande no coração.

Será que vamos continuar a assistir à impotência por parte das autoridades, na resolução dos conflitos que levam a este tipo de situação?

Lusófona disse...

Olá Carlos! Antes de comentar o post quero desejar um Feliz 2008!

Eu não conheço moçambique, aliás, países do continemte africano eu conheço apenas Marrocos. Mas, sempre senti simpatia e um certo interesse em conhecer pelo menos os países que um dia foram colônias portuguesas, assim como o Brasil.

Penso que essa cultura de linchamento está muito enraizada, a justiça com as próprias mãos reflete também a falta de justiça e segurança por parte do governo e, por aí a fora. É lamentável que isso ainda aconteça. Gostaria de ver uma África menos sofrida, quem sabe um dia?!

Nelson disse...

Começamos mais cedo em 2008 ou ainda são ecos de 2007?

Carlos Serra disse...

Tenho alguma suspeita de que a situação vai agravar-se este ano.