Se em Maputo anda o Conselho Municipal a tentar retirar dos passeios da cidade os vendedores informais, no distrito de Nhamatanda, província de Sofala, a administração do distrito "decidiu interditar desde o primeiro dia do ano corrente a circulação de “bicicletas-táxi” no troço Metuchira-vila sede distrital e noutros que atravessam a Estrada Nacional Número Seis (N6) alegadamente por estarem a contribuir para a ocorrência de muitos acidentes de viação", provocando imediatamente um grande coro de protestos. Um deles disse: "Temos alguns colegas que já se separaram das suas esposas porque já não conseguem trazer pão à casa. Esta zona sempre foi calma, mas agora já se fala de muitos ladrões. Tudo isso é resultado desta proibição.”
Comentário: erro grave este, pois a solução não é interditar a circulação dos bicicleteiros-táxi, mas, antes, dotá-los de regras adequadas. Cortar as pernas a esse tipo de circulação, é cortar as pernas a quem dele precisa e a quem dele vive.
Entretanto, recorde a situação na Zambézia aqui.
5 comentários:
Fantástico site este. Sinceros parabéns.
José Silva
Depois de já ter interditado a circulação de bicicletas e ter percebido o descontentamento da população, é que o governo distrital vai "promover um encontro com os ciclistas para debater esse assunto com vista a encontrarmos solução". A meu ver esse encontro deveria ter sido "promovido" antes da interdição, talvez nem se chegasse à uma medida drástica como essa. Mas "mais vale tarde do que nunca"
Se a populacao decidiu criar taxis e porque havia uma procura deste meio e transporte! Como foi bem sugerido veja-se o caso da Cidade de Quelimane, onde os taxis ate servem para atrair turistas. O que falta isso sim tanto em Quelimane como e Nhamatanda e a criacao de regras para a circulacao de bicicletas. EM muitos paises existem faixas reservadas a ciclistas e motociclistas. Nao seria altura de as autoridades de viaccao pensarem na criacao de faixas especais para ciclistas? Isto diminuiria a incidencia de acidenes de viaccao Nao fosse a ma qualidades as estradas e buracoes)!
Um abraco
Manuel de Araujo
Tenho para mim que ambos têm razão: a falha na prioridade do encontro e o olvido das faixas para ciclistas. Abraço.
axo certo o taxi ciclismo , uma ves que akel local do pais nao existe muitos investimentos e kom ixo a taxa de desemprego e muito elevada.
axo k as autoridades nao deve interditar mais sim impor regras para organizar o taxi ciclismo.
melhor aumentar o taxi ciclismo do que a taxa de desemprego k actua na elevada taxa de crime. certo??????
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