23 janeiro 2008

O saque da nossa madeira prossegue

Sete camiões de dez toneladas cada, carregados de madeira em toros ilegalmente abatida para exportação, foram interceptados pela polícia no distrito de Meconta, norte da província de Nampula.
Recorde-se a apreensão em Setembro de 2007 de 750 contentores de madeira em toros (cerca de 30 mil toneladas) no porto de Nacala, também na província de Nampula, por tentativa de exportação ilegal e pertencente a oito empresas chinesas.
Nota: deixem-me dizer-vos ou recordar-vos que este blogue está cheio de referências à desmatação em curso no país. Basta fazer uma busca com palavras como "saque", "madeira", "desmatação", etc. E leia ou recorde as três cartas que, a propósito, escrevi ao presidente da República, Armando Guebuza, aqui, aqui e aqui. Oiça ou recorde o hino dos Amigos da Floresta aqui. Leia ou recorde a série "Os caçadores locais das feiticeiras de Salém (ou os cinco mosqueteiros)".
Nota: o Global Voices já cita hoje o fenómeno, confira aqui o despacho de Paula Góes.

2 comentários:

umBhalane disse...

Quando era "muana" e andava na primária, 1960, os professores ensinavam que os Oceanos tinham recursos infinitos - eram imensos.

A grande reserva alimentar da humanidade!

Hoje/ontem, já se vêem os resultados.

O que é constrangedor é o silêncio dos Moçambicanos.
A indiferença generalizada perante a devastação do seu património florestal, que arrastará sem margem para quaisquer dúvidas, o animal (homem e fauna selvagem), hídrico, paisagístico, a própria diversidade vegetal, etc,...

É um silêncio ensurdecedor.

Medo? Indiferença? Cumplicidade? Ignorância?

Ou

Serei eu que estou mal informado?

Espero bem que assim seja.

Que tenho eu a ver com isso?

O mesmo que com os problemas da Amazónia, e outras florestas tropicais por esse mundo fora;
Com os corais da Austrália e outros mares;
A pesca de arrasto que tudo destrói à sua passagem;
O assassínio de baleias, tigres, rinocerontes e outros animais raros/extinção;

Carlos Serra disse...

Pois é, pois é...Foi necessário algum ruído, começado aqui neste diário, para que o problema fosse visto como existente, sabe?