28 janeiro 2008

O Paulito de Alexandre Chaúque

O Alexandre Chaúque, do "Notícias", escreveu uma bela crónica sobre o Paulito, com o seguinte cabeçalho : "O comportamento de um pobre resume-se nisso mesmo: quando lhe cai dinheiro nas mãos já não sabe o que faz. No lugar de sentar e planear o valor que recebe - ou do seu suor ou de uma dádiva - estica todas as bandeiras que tem e que não tem e sente-se imperador. Alarga os ombros e enfia as mãos nos bolsos assobiando alto músicas que nem sequer conhece. Comprará roupas novas. Irá ao barbeiro fazer o corte de cabelo e todo o bairro saberá que Paulito ganhou lotaria."
Comentário: se pegássemos no texto e procurássemos transformar o seu conteúdo em conteúdo social, em conteúdo colectivo a certos níveis, poderíamos ter os nossos estudantes a fazer excelentes trabalhos de pesquisa.

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei imenso da crónica e da sua observação.
O professor tem olhos de água, consegue ver diamantes bem escondidos!
Felizes todos os seus alunos e discípulos....
Optima semana de trabalho

Carlos Serra disse...

Obrigado,Custódio, óptima semana tb para si.

Anónimo disse...

 Paulino espelha bem a diferença entre: (i) crescimento económico e (ii) desenvolvimento.
 Crescimento económico = mais produção de bens e serviços = mais dinheiro = duas opções:

(1ª) Consumismo = gozo, bem-estar imediato, não reprodutivo, não sustentável = estagnação futura = pobreza.

(2ª) Desenvolvimento = a uma certa privação do supérfluo = mais investimento produtivo e na formação = mais bem-estar a longo prazo de forma sustentada = estabilidade económica e social.

 Somos maioritariamente um país de “paulinos”, demasiado ávidos de consumo e despreocupados com os outros e o amanhã.

 Como reduzir o número de “paulinos”?
> Mais educação, formação, saúde = mais desenvolvimento humano = melhor aproveitamento dos recursos disponíveis = mais desenvolvimento económico e social, sustentado.

Abraço,
FM

Carlos Serra disse...

"Somos maioritariamente um país de “paulinos”, demasiado ávidos de consumo e despreocupados com os outros e o amanhã" - excelente, excelente! O texto do Alexandre é tão exemplar que tenciono adoptá-lo nas minhas saulas. Abraço!