23 janeiro 2008

Tsvangirai de novo detido


Numerosos portais assinalam hoje na net a detenção em Harare pela polícia de Robert Mugabe (foto do meio) do líder do Movimento para a Mudança Democrática, o maior partido da oposição no Zimbábuè, Morgan Tsvangirai (foto à direita), que foi libertado algumas horas depois. A detenção, a segunda no espaço de um mês, provocou o protesto da Amnistia Internacional, que, através do seu director em África, Kolawole Olaniyan, afirmou: "Estamos muito preocupados com os relatos de ataques brutais continuados contra militantes da oposição no Zimbábue, e fazemos um apelo ao governo para que cesse todos os atos de violência e intimidação". Recorde-se que estava prevista para hoje uma marcha de protestos nas ruas de Harare.
Em Março do ano passado, o historiador Egídio Vaz criticou severamente a cumplicidade dos políticos africanos com Mugabe no Zimbábuè.
Já agora, uma pequena pergunta: que postura têm tomado os partidos da oposição em Moçambique? Que solidariedade criaram com o MDC? Vamos a ver se alguém aqui responde.

3 comentários:

Pedro Fontela disse...

Pois o problema é que ninguém quer tocar no assunto cá fora (a começar pela fraude da União Africana)... mais tarde ou mais cedo Tsvangirai vai aparecer morto em circusntâncias estranhas e alguém mais cooperante ocupa o lufar dele.

Carlos Serra disse...

Creio que não o matarão...

Nelson disse...

Os discursos continuam sendo que "estamos a trabalhar". Essa "diplomacia silenciosa" como alguem uma vez chamou. O secretário executivo da SADC afirmou na Cimeira de Lisboa que "estamos a trabalhar" mas de resultados vemos pouco se é que vemos algo. Não vamos desta vez dar culpa a Gordon Brown pela brutalidade com que a oposição é tratada no Zimbabwe. Ou será o desejo de regresso ao monopartidarismo que gera essa cumplicidade?