26 janeiro 2008

Cédric e Kinshasa


O jovem jornalista (mas, também, em meu entender, um excelente sociólogo) congolês Cédrik Kalonji, vencedor do prémio melhor blogue em francês do BOBS2007, é autor de um dos melhores blogues que conheço, um blogue de uma espantosa capacidade para captar o social congolês em geral e o de Kinshasa em particular. Agora também com uma versão inglesa, Cédric tem uma postagem na qual fala de Kinshasa (cerca de oito milhões de habitantes) como a maior lata de lixo do mundo. E escreveu o seguinte: "É facilmente que o Estado congolês oferece 4x4 aos seus deputados mas é aparentemente bem mais complicado que encontre soluções para a salubridade das cidades do Congo".
Nota: o blogue de Cédric, o angolano desabafos angolanos e este diário foram os três blogues africanos apurados na pré-selecção do BOBS2007.

3 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Infelizmente não abundam homens como esse por aqui em nosso cyberespaço.

Carlos Serra disse...

Maputo deve ter cerca de 2 milhões de habitantes. Se o dado for exacto, Kinshasa tem 4 vezes mais. Imagine as dificuldades de gestão dessa megapólis habitada por tantos problemas - incluindo a corrpção generalizada -como, exemplarmente, Cédric mostra no seu blogue.

Anónimo disse...

"...É facilmente que o Estado congolês oferece 4x4 aos seus deputados mas é aparentemente bem mais complicado que encontre soluções para a salubridade das cidades do Congo...".Cédrik Kalonji-Jornalista

...que o Estado Moçambicano... das cidades de Moçambique.

Facilmente aplicavel.

Maxango