27 janeiro 2008

Força, Obama!

A vitória de Barack Obama no Estado de Carolina do Sul mostra que, sejam quais forem as considerações que quisermos fazer sobre a história americana, algo de novo nela acontece: primeiro, temos uma candidata, uma mulher na corrida à Casa Branca, Hilary Clinton; segundo, temos um filho do Quénia e dos Estados Unidos da América, Barack Obama, a fazer o que nunca antes nenhum afro-americano tinha conseguido fazer nos Estados Unidos, vencer primárias. E já lá vão duas. Corrijam-me caso eu esteja enganado.
Força, Obama, por uma Casa Branca diferente!
Nota: leia aqui este portal que o FM gentilmente referiu em comentário à postagem anterior. E veja aqui, em vídeo, quando Obama visitou o Estado de Carolina do Sul.

3 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

Carlos Serra is a pioneer. He has already indicated his choice for President of the USA: Senator Barack Obama.

It would be good to read more opinions concerning this important election.

Speak out, Mozambique !

Anónimo disse...

Caro Prof. Serra,
Em termos de primarias, o candidato democrata negro Jesse Jackson ja' as tinha ganho em 1984 (no total cinco: Louisiana, Distrito de Columbia, South Carolina, Virginia e um em Mississippi e sete em 1988 (Alabama, Distrito de Columbia, Georgia, Louisiana, Mississippi, Puerto Rico e Virginia).
Eu julgo que a grande marca de Obama tem sido a sua capacidade de transpor barreiras, sejam elas raciais e ate' mesmo politicas, dai a sua capacidade nao so' de ganhar primarias (e' preciso que Iowa e' um estado com 94% de populacao branca), mas de vir a ser o candidato democrata as eleicoes gerais! Importa ainda referir o "endorsement" importante da influente familia Kennedy! Caroline, a filha do malogrado JFK, ja o fez atraves de New York Times (comparando-o a seu pai) e o influente senador de Massachusetts, Ted Kennedy (irmao mais novo de JFK e icon "vivo" dos democratas) fa-lo-a nos proximos dias (juntamente com sua sobrinha) em aparicao publica com Obama. Os Clintons tentaram a todo o custo obter o seu apoio ou manter a sua neutralidade!

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pela correcção e pela informação!