20 janeiro 2008

Helena, sociólogos e óciólogos

Li hoje com imenso prazer, uma vez mais, o blogue da excelente socióloga que é a portuguesa Helena Antunes. Vou lá com frequência. Estilo directo, escorreito, olhar que vai a todas, sensibilidade atenta à variedade da vida, alternância da análise com a citação, da alegria com a tristeza, da frieza com o espanto, uma escrita ática, bisturi elegante que não esquece seja o partido a que pertence seja o clube de futebol que ama. Uma máquina fotográfica excelente num layout sóbrio e belo. A Helena não está horas a discutir o sexo dos anjos, não exibe livros e autores que mal leu, não faz questão de estar sempre a dizer que é socióloga e que fala de um "ponto de vista sociológico", não transforma o seu blogue num cocktail de clones retirados de outros blogues, não é paroquial, não está à esquina na fofoca, não se vangloria em auto-amores, não sobe as escadas da mediocridade. Nem sempre estou de acordo com o que escreve, mas sou obrigado a respeitá-la. Uma verdadeira socióloga com quem gostaria um dia de trabalhar e de aprender. Uma socióloga, não uma ócióloga. Foi após mais uma leitura do seu blogue que me lembrei de um texto que escrevi em Novembro de 2006 e que me permito reproduzir em parte:
"Os sociólogos (os artífices da ciência do social) são pessoas que procuram estudar a regularidade do comportamento de outras pessoas tentando furtar-se à filosofia ("os homens não preexistem ao estudo das relações sociais") e ao nominalismo ("os homens não são um conceito apenas", um flatus voici, pura essência fonética). Os óciólogos (os artífices da ciência do ócio) são pessoas mais sofisticadas que procuram estudar a forma como os sociólogos e todos os comuns mortais estudam outras pessoas, recuperando a filosofia ("os homens podem não existir") e recasando-se decididamente com o nominalismo ("as rosas são o que nós queremos que elas sejam e eu sei ver isso")."
Helena: permita-me sugerir-lhe que coloque o seu blogue no BOB2 2008.

2 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Estive a ler a Lena, sinceramente gostei.

Helena Antunes disse...

Caro Carlos Serra, um muito obrigada por este post dedicado a mim e ao trabalho do meu blogue! É muito honroso para mim receber estas palavras de um excelente sociólogo e investigador como o Carlos. Para quem como eu é uma licenciada há pouco tempo, desempregada, ouvir estas palavras de um sociólogo de longa experiência, é para mim imensamente gratificante!
Gosto muito seu blogue e venho cá de vez em quando ler o que escreve. Pelo pouco que lhe conheço admiro-o imenso, por tal, para mim é que seria uma honra vir um dia a trabalhar consigo! Parece que partilhamos ideias e interesses no campo do social e do sociológico.
Continue com o excelente trabalho que tem desenvolvido!

Um forte abraço!