22 janeiro 2008

Meta do ME: 6000 salas de aula por ano

A meta do Ministério da Educação é a de, segundo o ministro Aires Aly, construir 6000 salas de aula por ano, algo orçado em 72 milhões de dólares, 12 mil dólares por sala. Mas o ano passado apenas pôde fazer construir 2000. O plano é assim: as comunidades locais providenciam os materiais e os contratadores fornecem o dinheiro e a ajuda técnica. O ministro disse que há dinheiro para isso, mas falta a capacidade técnica.
Este é um tema que merece, creio, um amplo debate.

4 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Quais os critérios para fixar 6.000 salas de aulas anuais? Quais as bases?

chapa100 disse...

sara! as tuas perguntas sao pertinentes, mas acho que o ministro deve ter os seus calculos, mas recordo que houve aqui neste diario um debate acesso sobre os objectivos do milenio em relacao ao sector da educacao, alguns comentadores achavam que as metas eram uma "miragem". foi um debate importante, mas continuo achando que as coisas vao para alem das metas. o que mais intriga sao as metas politicas que sobrepoem-se sobre as metas tecnicas, do sector de planificacao na educacao. existe aqui um desafio enorme na educacao, no sector da planificacao e coordenacao de politicas. o ministro esta num ministerio "quente", onde as pressoes internas e externas, obrigam-no a fazer declaracoes pouco conclusivas e cheias de boa vontade. o processo de producao do parpa, aumentou mais ainda o apego a declaracoes conclusivas, sem questionar as capacidades e respostas sectoriais.

este artigo revela questoes problematicas, que tem a ver com a capacidade tecnica do ministerio e algumas "coisas" bem mais estruturais de absorcao e gestao de fundos externos e publicos de que mocambique "padece" ja faz muito tempo. o que chamou-me atencao sao os 12 mil dolares por sala de aula, muito dinheiro para comunidades locais, tendo em conta a qualidade das salas de aulas ate aqui construidas em algumas comunidades. entao : o sistema de gestao desses recursos aqui anunciados sao elevados e sem sistema de apoio tecnico que assista os sectores provinciais e distritais da educacao na sua absorcao ou o ministerio negocie novos criterios para o fnanciamento a infra-estruturas educacionais onde implicaria a criacao de fundo de 72 milhoes USD para a educacao onde podem concorrer a este fundo qualquer comunidade ou escola, ONG, direccao distrital de educacao, organizacoes religiosas, com objectivo de construcao, ampliacao, modernizacao, expansao de salas de aulas. as provincias com maior crescimento de populacao estudantil podiam ter disponivel uma maior fatia do fundo.
imagino que alguns vao dizer que a educacao faz parte de um sector publico onde so o governo/estado deve meter-se e arcar com toda a responsabilidade.concordo, se for um estado com capacidade tecnica e financeira para tal. nao o nosso caso. este ministerio nao pode pensar que vai resolver todos os problemas da educacao sozinho e com os parceiros internacionais.

o processo de matriculas escolares, neste ano e outros passados, revela o caminho que este ministerio tem que desbravar para melhor entendimento tecnico e politico do sector da educacao. e nao podemos todos anos tratar do processo de matriculas como uma questao de "milagres".

Anónimo disse...

E' com agrado que vejo tao ambicioso plano do MINED. Conforme tenho dito, a baixa escolaridade do povo mocambicano deve-se, sobretudo, a falta de escolas junto a populacao. Penso q o problema de professores tem vindo a ser colmatado paulatinamente pelos graduados dos varios IMAP's, mas e' preciso melhorar os curriculos escolares e acabar com essas passagens obrigatorias! Afinal, qual e' o objectivo da escola? E' aumentar as estatisticas dos "escolarizados" ou formar individuos capazes de produzirem algo para si e para o pais? E' escola serve para moldar a mente e preparar o estudante para as batalhas dificeis da vida. Um estudante q sabe q sera forcado a passar pelo "conselho de notas" nao se preocupa nem tao pouco!! A minha experiencia de ensino nalgumas instituicoes de ensino superior mostrou-me claramente que a situacao esta pessima e tende a piorar de ano para ano! Estudantes universitarios andam desprovidos dos conceitos mais elementares, seja la do que for!
Nesta noticia, ainda nao percebi de que "capacidade tecnica" o ministro se refere, para q nao se atinja o plano de construcao! O MINED dispoe do GEPE (gabinete de estudo de projectos de educacao) com delegacoes inclusive nas 3 regioes e todas as provincias tem Direccoes de obras publicas e habitacao! Porque e' q os concursos nao sao lancados por essas instituicoes (principalmente as DPOPH) que estao vocacionadas para o efeito? Se o volume de trabalho e' enorme, pq nao envolver empresas nacionais de consultoria para fiscalizarem as obras? Se o MINED quiser fazer tudo sozinho, podem ter a certeza q dificilmente ultrapassarao 50% do planificado.

Carlos Serra disse...

Bem, importantes contribuições. E o que teria a dizer sobre tudo isso a prof.ª Fátima Ribeiro, por exemplo?