12 janeiro 2009

Pedido de compreensão aos leitores

Activei hoje a moderação de comentários por duas razões:
1. Comentários enormes, cheios de links, com falsos nomes e endereços, especialmente nas postagens mais antigas, em processo iniciado há cerca de um ano. Presumo que esses comentários tenham vírus. Leitores já me chamaram a atenção para isso.
2. Comentários anónimos com ataques pessoais sistemáticos, frequentemente insultuosos, inteiramente cobardes, contra o autor deste diário, iniciados há cerca de dois anos. Também aqui vários leitores questionaram esse princípio. Mas alguns destes leitores têem usado uma linguagem cujo teor igualmente não me agrada e me fere e fere outros leitores.
Todos esses comentários serão agora monitorados previamente e de pronto eliminados pelo meu spam buster. Se é democrático colocar comentários com anúncios bizarros a despropósito ou ataques pessoais quase diários, também é democrático recusá-los. Cada um é livre, anónimo ou não, de criar blogues e de lá escrever o que bem lhe entender. Aqui não me escondo e nos outros não deixo comentários anónimos e ofensivos. A cada um a sua consciência e o seu conceito de higiene pública.

28 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Até que enfim. Medida acertada. Eu também protestei e de que maneira.

Paula Araujo disse...

Muito bem Professor!
Paula Araujo

Nelson disse...

Atitude certa professor. Ja estava na hora de colocar um "full stop". naquela brincadeira de mau gosto. Quem nao tem coragem de se identificar com a opniao que quer emitir, que nao a emita.

Anónimo disse...

Medicada acertada prof. Pessoalmente parei de comentar deste quando me apercebí de debate de ideias tinha se dado um salto a ataques pessoais.

CMatusse

Anónimo disse...

Força Professor prossiga. Tentaram tudo, atacaram, insultaram, em mais dois blogues o senhor foi atacado e insultado, mesmo houve alguém avaliando a popularidade deste site no ano passado, sabia? Falta de respeito, inveja, ódio enche a machamba de certos caras. Eu também protestei muito. Agora respira-se.

Anónimo disse...

Parabens professor por esta decisão. Nós outros que usamos o seu blogue para colocarmos os nossos pontos de vista de maneira " civilizada " sentia mo-nos deveras incomodados com estes jovens que escreviam barbaridades. Provavelmente haja uma " mão estranha" por trás com objectivos que imagino. Não querem nem gostam de pessoas que pensam de maneira diferente. Continue com força Professor, o seu blogue é muito importante no caminho da democratização do país.

Anónimo disse...

Professor Carlos Serra, os cães ladram mas a caravana passa...
Quero com isto dizer que não posso estar de acordo com a sua decisão embora reconheça que não é agradável ver o nosso esforço insultado em vez de discutido. Esse é, no entanto, o preço a pagar pela "fama". Por que não deixar que sejam os outros leitores, concordantes ou discordantes, a ostracizar os insultantes?
Além disso, com essa sua decisão, vai passar, de certeza, a ser vitima de acusações de censura.
Cumprimentos

Carlos Serra disse...

Obrigado pelos comentários. Chagas: retenho a sua observação.

Anónimo disse...

PROFESSOR CARLOS SERRA.OS MEUS MELHORES CUMPRIMENTOS. QUERO FELICITA-LO PELA SABIA DECISÃO. CADA UM TEM QUE SABER ASSUMIR COM VERTICALIDADE OS SEUS ATOS. RESPEITANDO A DIFERENÇA DE OPINIÃO FUI UM DOS VOTANTES CONTRA O ANONIMATO MESMO RECONHECENDO QUE NAO É O RABO DO CÃO QUE ABANA O SEU CORPO. OS MEUS PARABENS.

aminhavozz disse...

Eu no seu lugar, teria feito isso há muito tempo. Agora, nao se admire de alguem criar um blogue só para insultar as suas ideias...

Carlos Serra disse...

Não, Zenaida, não me admirarei. Já estou desadmirado há muito.Cumprimentos.

Joaqum Macanguisse disse...

zenaida nao tem que se preucupar muito com a possobilidade de criarem Blogs para nsultar a posicao o Dr por uma razao simples,é que a maior parte dos sabotadores ja tem blogs e como as criticas a pessoas nao tinhaeco por la entao decidiram passar a usar este espaço para fazer passar as suas posicoes

Unknown disse...

Eu pessoalmente não concordo com os insultos porque afinal o Blogsfera é para debater ideias! então porque não personalizar as nossas ideias? mas sou pelo J. Chaga cuidado ficar xará do Notícias... kkkkkkkkkkkkkk
abraços Professor

Carlos Serra disse...

Abraços a ambos.

micas disse...

Força Professor.Medidas como estas às vezes são necessárias.

Pessoalmente não aceito o argumento da censura já que, e desde que o conheço e já lá vão muitos anos sempre foi frontal e acima de tudo aberto a pontos de vistas diferentes.

Tenho para mim, que inclusivé já terá perdido alguns leitores( mas os bons filhos a casa retornam), que se sentiram incomodados com algumas.....bizarrias que por aqui aparecem volta e meia escritas.

Democracia não é de forma alguma aceitar insultos, impropérios, etc e tal.

Estamos consigo!

Um abraço

Salvador Langa disse...

Mais vale tarde que nunca, xamuáli.

Reflectindo disse...

Eu não optaria por essa medida porque: I) os comentários , incluindo os insultuosos, desvendam a saúde da nossa sociedade e o sociológo é médico dessa sociedade. II) É preferível saber que há quem me odeia que pensar que todos gostam de mim. III) Não sei se o spam buster vai funcionar perfeitamente para permitir á publicacão de todos os comentários anónimos não contendo insultos. A experiência do Imensis é amarga. Se o spam buster optar por aquilo que acontece no Imensis, perderemos aqui comentários valiosos mesmo que anónimos. IV) Achei sempre melhor a atitude que o Prof. Serra tomava - calar-se - que censura. Mas a decisão é pessoal e o blog é privado.

Carlos Serra disse...

Pode estar tranquilo, o meu spam buster é decididamente eficiente...Obrigado pelo comentário.

JCTivane disse...

Há muito tempo que não visitava esta terra. Pelos vistos nada mudou desde 2007 quando até só faltou saber de que cor eram as cuecas do Professor. A mesma dor de cotovelo. O erro foi não ter tomado a decisão agora tomada nessa altura. Tenho dito.

Carlos Serra disse...

Hipótese de trabalho, Tivane: deviam ser vermelhas.

Anónimo disse...

Estimado Prof:
com ou sem censura, p/mim k vivo distante da realidade mocambicana (e de outras realidades) a existencia deste blog permite-me ter diariamente um diferente tipo de informacao e de analise, pelo k td seja feito em s/ beneficio recebe o m/ icondicional apoio;
saudacoes de longe........
Ze Carlos

AGRY disse...

A moderação de comentários não implica, nem pressupõe, a sua censura. Permite, sim, impedir a invasão de “bárbaros” em forma de vírus e/ou de comentários básicos, insultuosos e cobardes.
Depois, não podemos confundir tolerância, e espírito democrático, com ingenuidade. Oferecer a outra face, como J.C., “por alma de quem”?
Tenho para mim que o importante, aqui, é evitar a degenerescência deste espaço e isso só é possivel se se souber distanciar do blogue a presença nociva de visitantes desprovidos dos mais elementares princípios de tolerância, de civismo e de coexistência democraticamente saudável.
Cada um é livre, anónimo ou não, de criar blogues e de lá escrever o que bem lhe entender sem perder de vista que ninguém pode estar acima da lei. Um autor dum blogue não é um ser privilegiado que pode, impunemente, insultar tudo e todos.
Pessoalmente, recuso-me a "frequentar” um blogue habitado por comentadores sem ética

Carlos Serra disse...

Um abraço para o Carlos e para o Agry. De JXavier, recebi o seguinte email, cujo conteúdo agradeço:"Em primeiro endereço os meus cumprimentos. E paranizar por tudo o que tem feito para satisfazer o que é a necessidade dos seus leitores. Faço parte desta cúpula dos seus admiradores. Sou residente na Província da Zambézia concretamente na cidade de Quelimane.Venho a lamentar sobre aqueles que escrevem que escrevem mensagens que chegam até a ofender a sua sensibilidade, isto falo de algumas mensagens que alguns leitores falsos mandam criticando o que eles também não tem domínio de o fazer. A verdade é que mesmo cada um é livre de criar blogues e de lá escrever o que bem entender. Agradeço muito pela atenção que serei prestada."

Ivone Soares disse...

Ilustre, antes tarde que nunca. Reparei que o número de comentários nas postagens diminuiu. Boas Entradas!!!

Carlos Serra disse...

Obrigado pelo comentário, ilustre. Não estou preocupado com a quantidade de comentários.

Anónimo disse...

"FUI UM DOS VOTANTES CONTRA O ANONIMATO"
-- Luis Cezerilo.

Penso que a questão não tem que ver com o se ser ou não anonimo, mas sim o conteudo em si! Nada impede um leitor de, maliciosamente, se identificar como alguém que de facto não o é!

Quanto a activação da moderação Prof., avante! Acredito que afugentará aqueles que tem no insulto, o unico reduto para fazer valer as suas "ideias", se é que o são!

V.I

Carlos Serra disse...

Como frequentemente diz o arquitecto Mabjaia em suas sessões de humor na TVM, "a vida é muito complicada". Abraço.

chapa100 disse...

professor! faz muito tempo que ando ausente dos blogs, em alguns distritos a banda larga nega ser larga, e nao tenho postado e nem atrevo-me a comentar. enfim, solidarizo-me com a tua decisao, afinal fazer o log in tem sua tese critica. um feliz ano de 2009 e la famba bicha.