20 janeiro 2008

Kwame Nkrumah (4) - homem de negócios africano (prossegue)


Prossigo esta série dedicada a Kwame Nkrumah.
"Um homem de negócios africano interessa-se não tanto pelo desenvolvimento da indústria como pelo seu enriquecimento pessoal por especulação, o mercado negro, a corrupção, graças às comissões sobre contratos e diversas manipulações financeiras relacionadas com a pretensa "ajuda" recebida do estrangeiro. É assim que o capitalismo africamo é o aliado da burguesia capitalista. Mas não passa de um peão no imenso tabuleiro do xadrez dos monopólios capitalistas internacionais" (Nkrumah, Kwame, A luta de classes em África. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1976, p. 37; a versão original em inglês data de 1970).

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é Professor.
Foi por isso que o Prof. Macamo, repisou num dos seus textos/ comentários, não me lembro, que ele terminou como vilão, exilado algures. Dá para ver porquê ele constituia perigo para os seus pares que ainda hoje desgraçam a África e Moçambique em particular.
Professor leia também escritos de Marcus Garvey, vai entender porquê o ocidente e seus comparsas africanos estão procurando a todo o custo fazer sumir os seus escritos. Depois vão chamar isso de desabafo! Santa paciência

Carlos Serra disse...

Sim, costumo ler Carvey, muito obrigado. Uma foto dele está no blogue de Duma, Egídio e Ivone.

Anónimo disse...

Se a realidade de ha' 30 anos continua assim tao actual e robusta, esse e' um motivo acrescido de preocupacao, se quisermos mudar o rumo das coisas!