19 junho 2009

Garimpo e meio ambiente em Moçambique


No "Notícias" de hoje: "Há alguns sinais preocupantes na província de Manica, que integra já a lista das províncias com sérios problemas ambientais. Notícias que sistematicamente reportam preocupantes níveis de turvação dos rios Púnguè, Revué, Messica, Ndirire, Nhancuarara, Chimeza, Zambuze, Zonue, Nhamachato, Chua e Chazuca, todos eles directa ou indirectamente relacionados com áreas de garimpo. Em Nampula, nas zonas de extracção mineira de pedras precisosas, nomeadamente nos distritos de Moma, Murrupula, Mogovolas, Nacala-à-Velha, Monapo, e nos últimos tempos em Eráti, a erosão pode atingir níveis assustadores em locais onde surgem grandes ravinas em zonas ideais para habitação." Foto reproduzida daqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho para mim que nao ha outra opcao senao "encontrar" um projecto de educacao/treinamento ambviental desse grupo "incontornavel". Porque pelo que tenho ouvido falar nao esta nas contas do governo acabar co a mineracao informal, vulgo garimpo. E temos gente em Mocambique capaz de ajudar nesta formacao.
O que nao se pode fazer e identificar o problema e nao procurar solucao. Porque a agua e um dos recursos mais importantes que a natureza nos da. E rarissimo no mundo...

Inacio Chire

Anónimo disse...

Lei e o seu cumprimento... Sem contemplações... O que acontece é que muitas vezes nós dizemos que as pessoas têm que fazer isto, ou aquilo, porque são pobres, sem atenderem aos interesses da colectividade. Isto está mal. A colectividade deve proteger-se dos interesses predadores dos indivíduos que a compõem.

Cpts