23 junho 2009

Viana com Deus, Lénine e Samora

O presidente da recém-nascida União dos Democratas de Moçambique - Partido Popular, José Ricardo Viana, ex-dirigente da falida Link (cuja história terminal é no mínimo curiosa e desastrosa) e anunciado candidato presidencial nas eleições de Outubro, decidiu espartanamente dever o país regressar ao socialismo científico que ele afirma ter pertencido aos tempos de Samora Machel. Por quê? Porque - argumenta - a Frelimo roubou e continua a roubar os bens do povo, bens que importa devolver, bens que importa redistribuir neste país empobrecido por aqueles que só pensam em enriquecer. Por isso o seu partido é, como afirmou há dias, uma "Frelimo renovada".
Adenda: há tempos, Viana afirmou que o seu partido era guiado por Deus. Com Deus, Lénine e Samora agora, Viana é o destemido cruzado trivalve que faltava à história política do país. Após o desaparecimento dramático de figuras tão garcia marquesianas quanto as de Neves Serrano (e sua criminalística) e Wehia Ripua (e sua cana de pesca), era triste ver o Homo Sibindycus sozinho em sua pimoada caminhada na luta contra a pobreza. Enquanto isso, aguardemos os pronunciamentos do bem-falante Edson Macuácua.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem, VIANA e UDM = FOLCLORE.

Preocupação principal de VIANA, cito: "redistribuir neste país empobrecido por aqueles que só pensam em enriquecer".
--
Sugiro a Viana que leia as observações de AF/IESE sobre (1) economia de transferência de riqueza; (2) economia de produção de riqueza.

> A primeira, que VIANA defende, é cómoda, mas conduz à estagnação e empobrecimento, logo, a solução para o desenvolvimento passa pela segunda:

"... o bem-estar colectivo só melhorará com aumentos de produção"(AF)

> Provavelmente, esta luminosa ideia de VIANA, é uma resposta ao chamamento de GUEBUZA: "Vamos combater a pobreza"... para VIANA, simples: redistribuindo a riqueza!

Para evitar dúbias interpretaçõs, sugiro a GUEBUZA e a VIANA que se entendam e optem pelo Slogan "VAMOS CRIAR RIQUEZA"
__

Viriato Dias disse...

Por falar do bem falante Edson Macuácua, tenho muita pena de ver um político formado em História a falar disparates, a fechar os acontecimentos como se tivesse ele e o seu partido toda a verdade. Assim fagem os falsos políticos, como dizia o meu saudoso amigo David Aloni, tende sempre a pescar em águas turvas, porque em límpidas só mesmo com arte e mestria. Há-se sim julgá-lo a História, e as imagens, estas, estão bem guardadas, quer nas televisões e outros meios de comunicação social, quer nas memórias dos povos!
Em relação ao Viana, o candidato às eleições de Outubro próximo, tenho duas opiniões a fazer, a primeira que tenha sempre em mente que o mais importante é concorrer, deixar cravados os seus objectivos, o manifesto político do seu partido, enfim, há sempre uma boa recompensa para aquele que corre com gosto, que tudo faz pelo povo, e a segunda, que não seja ele uma espécie de prolongamento mental de Ripua, Serrano, Campira, Sibindy, etc.

Um abraço