15 junho 2009

A pistola do comício de Dhlakama

Do que pude registar no noticiário das 20 horas da STV: no decorrer de um comício com muita gente de Afonso Dhlakama em Nacala, província de Nampula, a sua segurança detectou uma pessoa à civil que estava armada com uma pistola. Tratava-se de um agente da polícia. Os guardas do presidente da Renamo apreenderam-lhe a arma e só a devolveram depois de insistentes pedidos da polícia. Mas deixaram ameaças do género "cuidado". Enquanto isso, o deputado desse partido, Manuel Lole, desmentiu que tivesse comandado um esquadrão da morte para abater Deviz Simango.
Adenda às 21:26: a STV disponibilizou o seguinte vídeo alusivo:

31 comentários:

Anónimo disse...

as armas da PRM...

estao em todo sitio.

no atentado ao Daviz.

no comicio do Dhlakama.

nos assaltos a mao armada.

em todo sitio.

engracado.

umBhalane disse...

Também não é assim.

A Polícia em qualquer parte do mundo anda armada, salvo alguma excepção, que não a regra.

Viriato Dias disse...

A isto chama-se libertinagem. O Estado moçambicano está a ser muito passivo em relação a figura de Afonso Dhlakama, ou seja, os actos cometidos pelo seu partido. Isto já é demais, não se pode brincar com o Estado, pois ninguém está acima da lei. Infelizmente vamos assistindo estas arruaças, em parte aplaudidas pelo Estado! Se calhar tudo faz a Renamo refugiando-se no acordo de Roma, cujas cláusulas desconhecemos na íntegra.

Um abraço

Carlos Serra disse...

Digam-me se conseguem ver os vídeos, por favor.

Maria disse...

Eu consegui ver os dois videos.

Carlos Serra disse...

Obrigado. Aqui já vejo o primeiro, mas ainda não o segundo.

Anónimo disse...

Consegui ver o 1º e sem som; o 2º nem som nem imagem (Maputo).

Carlos Serra disse...

Bem, vejo e oiço bem o primeiro, mas nada para o segundo, vou tentar resolver o problema, eventualmente tem a ver com a velocidade da internet. Obrigado.

Anónimo disse...

sim, o segundo nao parece acessível

Carlos Serra disse...

Aparentemente o problema do segundo vídeo está resolvido, por favor digam-me algo. Obrigado.

Anónimo disse...

A guarda pessoal, privada, de SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE AFONSO DHLAKAMA, não brinca em serviço: tem "radar" para detecção de armas, quer em polícias à civil, quer fardados.

Esta inequívoca EFICIÊNCIA PROFISSIONAL, reforça a teoria de INTIMIDAÇÃO (um susto ao puto) em detrimento do atentado.

Como claramente referiu Dhlakama "EM CONFORMIDADE COM O ACORDADO EM ROMA" (insinuação) nunca durante acções de campanha os dois VERDADEIROS PRESIDENTES se devem encontrar para evitar mal entendidos: foi sempre assim com Chissano; é assim com Guebuza!

O "irresponsável" do Daviz, porque milita noutro campeonato (escalão inferior), não teve acesso às regras de jogo da Primeira Liga.

Um abraço,
___

PS:
Professor,

Tomo a liberdade de lhe sugerir que reproduza neste espaço a fotografia que vem no Notícia de hoje (15/06/09) duma Religiosa beijando a mão (anel) de Sua Alteza o Presidente Guebuza (Pápa).

Bem a propósito do CULTO DA PERSONALIDADE. É, quanto a mim, uma cena para arquivo.

Mausse disse...

So consigo ver o 1 o segundo rien mr carlos serra.

Mausse


Franca

Reflectindo disse...

Acho que o Governo tem que agir e não deixar que polícias, em pleno servico, sejam humilhados. E a ser assim não tarda que os guardas do Dhlakama provocarão luto.

Pode ser que os manifestantes da cidade de Nampula contra a permanência de Afonso Dhlakama naquela província tinham razão.

umBhalane disse...

Na mafia também se beija a mão do padrinho.

Não é só com S.S. o Papa!

Não esquecer a mafia.

umBhalane disse...

Tecnicamente Afonso Dhlakama não está a brincar com o Estado, já que ele não existe.

Existe a Frelimo, Estado não.

Frelimo, com quem ele fez os tais "acordos".

Andam a divertir-se, ambos os dois.

"L´État c´est moi"

L´État c´est Frelimo, donc il n`y a pas l`État.

Joaqum Macanguisse disse...

se o Dr serra tivesse visto outros canais teria ouvido um tal Bute a dizer que OS ESPIRITOS DA RENAMO DESCUBRIRAM QUE HAVIA UM HOMEM COM ARMA ( isto ouvi na miramar )

Anónimo disse...

Para Dhlakama, por uma questão de prudência, conforto e bom senso:

"CADA MACACO EM SEU GALHO", não vá o ramo quebrar e "machucar" alguém.

E quanto a QUEIXINHAS ao Ministério Público ou instâncias internacionais é caso para dizer:

"BRINCADEIRA, vocês, irmãos, sabem o que é Estatuto de IMPUNIDADE?"

"Sabem porque, Vocês, meu Povo, atribuíram, vitalíciamente esse estatuto a Dhlakama ? Porque, eu Dhlakama, sou o Pai da Democracia."
____

umBhalane disse...

Pormenor importante:

“…a sua segurança detectou uma pessoa

à civil

que estava armada com uma pistola.

Tratava-se de um agente da polícia. “

À civil, comum, igual aos outros anónimos…ao Povo, na generalidade.

A segurança do Pai da Democracia trabalhou bem.

Anónimo disse...

Uma sugestão para a nossa Polícia:

Que passem a REFORÇAR o seu KIT de segurança (arma, cacetete, algemas, etc.) com algumas unidades de ORGANITE, para se protegerem das ENERGIAS dos maus espíritos aliados à Renamo

A recente libertação dos "etéricos" de Cahora Bassa prova que a orgonite contêm mesmo energias protectoras.
__

Reflectindo disse...

Estou ainda reflectindo quanto à atitude do governo mocambicano entre o Zimbabwe e o Madagáscar e encontro analogias a certos casos...

Ainda não estamos ouvir nada quanto a uma eventual investigacão sobre a ocorrência de Nacala-Porto, no país em que algumas accões são muito rápidas, mesmo que violem a lei. Atentado não é urgente e parece-me que a polícia de Nacala-Porto e agora de Nacala-a-Velha é vista como estúpida...

Afonso Dhlakama afirma de boca cheia que em Mocambique há duas forcas. Essas forcas de que o povo deve se livrar, pois nós queremos Estado e partidos com sentido de Estado e não partidos bélicos

Reflectindo disse...

O que eu não sei é se os guardas -segurancas de Dhlakama andam fardados e bem identificados. A PRM conhece-os bem?

No atentado de Daviz estavam fardados?

Anónimo disse...

Reflectindo,

Falas como se estivesse PROVADO ter-se tratado de atentado.

Por uma questão de rigor, seria mais correcto referirmo-nos ao incidente como PRESUMÍVEL ATENTADO.

Presumivelmente, irá provar-se ter-se tratado de CRIME por desordem pública e não existirão provas de tentativa de atentado.
__

Anónimo disse...

Os polícias devem ser demitidos por cobardia.

umBhalane disse...

"Os polícias devem ser demitidos por cobardia."

Mas como? Pode?

Ganham mal, tem família para sustentar, têm medo...

E então aqueles outros que foram derrotados, que perderam a guerra, aquela que foi ganha pelo Pai da Democracia, esses que se renderam, desconseguiram...não aconteceu nada!!!

Agora, os polícias, corpo civil, chefes de família para sustentar, é que vão pagar?

Assim não dá!

Melhor mesmo, é deixar andar.

Andarismo.

Reflectindo disse...

Bem, meu caro anónimo, para mim tratou-se de um ATENTADO, ainda que não haja sinais que me provem uma ou outra coisa. Ali Daviz podia ter morrido nem que fosse por susto. Hoje Dhlakama como qualquer um o faria, pode negar ser atentado por saber das suas implicacões.
Do resto são questões ou maneiras jurídicas onde mesmo tendo se morto dezenas de pessoas se pode negar ter sido por intencão. Mas isso não retira a percepcão do mundo. E o sistema jurídico dum país tem também a ver na definicão das coisas. Eu acho que um juíz ou jurista não vai oficialmente dizer que foi atentado antes da conclusão da investigacão (um pormenor jurídico), mas a sociedade em geral pode bem chamar de um ATENTADO.

Abraco

Anónimo disse...

umBhalane, o Sr. é um gozador, e tem razão quando diz que a polícia tem medo! A nossa polícia tem mesmo muito medo! Que tristeza, que miséria, que vergonha para todos nós! Só servem para cobrar refrescos aos pacatos cidadãos! Não têm porte, não têm garbo, não têm brio, os chefes são indecentemente barrigudos! Porque é que a Frelimo não integrou o pessoal da PSP? Porque é que a Frelimo não integrou o pessoal da Renamo? Porque para a Frelimo o que é mais importante não é o Estado, não são os cidadãos, mas o partido! O resultado é este, temos de pagar impostos para termos uns palhaços cagarolas!

Fátima disse...

Caro anónimo,
Simplesmente foi um atentado. Porque minimizar uma situação tão perigosa? Um mau precedente? O quer acha que falta para sê-lo. Pf.

Viriato Dias disse...

Só hoje consegui ver o video. Por amor de Deus, este senhor Bute é mesmo deputado? Siceramente. Bem, conhecem-se os frutos pelas árvores, assim não vamos longe. Qual é o critério para uma pessoa ser deputado? Ter sido um bom estratega militar, que pena!!!

Um abraço

Anónimo disse...

Foi um atentado SIM, contra a ORDEM PÚBLICA (e como tal é crime)

Face à informação e factos disponíveis, não foi um atentado contra Daviz, falta prová-lo.

As coisas, são como são, e não como emocionalmente gostariamos que fossem!

Eu inclino-me para a tese da Intimidação; o Reflectindo e a Fátima inclinam-se para a tese do Atentado à vida de Daviz: estão no Vosso pleno direito de optarem pelo PERCEPCIONISMO:

> "Doutrina filosófica segundo a qual o espírito, quando elabora as sensações, tem consciência de uma realidade exterior verificável", ou seja têm FÉ na tese do Atentado.
__

Anónimo disse...

Última hora - STV, 19.55

Puro teatro do absurdo - A PRM diz que não vai tolerar mais humilhações, mas não pode divulgar os nomes de quem consegue arrancar-lhe armas, por ser uma questão sensível!

umBhalane disse...

Caro Viriato Dias

Nem vou comentar (deputados), senão acabo expulso do fórum!