19 junho 2009

Linchamentos: rotina no Quénia


O linchamento tornou-se um crime rotineiro no Quénia. Confira aqui no Economist. Obrigado ao Ricardo pelo envio da referência. Foto reproduzida daqui.

Mapa reproduzido daqui (num destes dias actualizo o mapa colocando também a Venezuela).

5 comentários:

umBhalane disse...

A costa leste, oriental, de África em grande destaque.

Se considerarmos os linchamentos étnico-religiosos de Darfur-Sudão, tão esquecido, propositadamente esquecido, dizia, o genocídio étnico/religioso, esse destaque seria mais carregado.

Ah, mas esses são problemas internos de África.

Me desculpem a intromissão...

Anónimo disse...

Fundamentalmente:

1. Miséria, condições de vida "infra-humanas".

2. Ausência de Estados de Direito: quando a Justiça do Estado não funciona; funciona a justiça das comunidades agredidas.

> Perante a degradação dos níveis de bem estar e completa escuridão no túnel da esperança... (não há o mais leve sinal de luz á no fundo) a instabilidade emocional é tal que acabamos por "não responder por nós".

> Brotam palácios no Belo Horizonte, Mahotas, Matola, Machava ... correm-se para bem longe os "peçonhentos" que lá moram há anos ou gerações ...
__

Viriato Dias disse...

Um mal que de tende alastrar-se. Nestas situações, como tenho dito, a SADC ou outros organismos afins devem intervir de forma a avaliar o seu propagamento. Os livros de publicados sobre linchamentos, por acaso já foram descutido, estudados nas universidades? E a nível destes órgãos? Só depois do problema azedar, infelizmente, vamos inventar culpados.

Unknown disse...

Isso é um absurdo, infelizmente não é apenas lá que acontece isso, ontem vi na televisão que cidadãos lincharam um estuprado, assim que identificaram ele, tudo bem que em se tratando de um pessoa com uma fixa dessas realmente existe uma revolta, mas ainda acredito que isso a justiça deveria cuidar, infelizmente nosso sistema é péssimo e atrasado, cerca de 60 anos de atraso. Não seria a hora de mudar isso?

Anónimo disse...

Hoje falei com a minha empregada que vive num dos bairros periféricos da cidade que me disse que hoje, às 6 da matina encontraram um "ladrão" no seu bairro que escapou ao linchamento porque alguém ligou à policia para informar da ocurrencia e a policia evitou o linchamento!

Há ainda muita gente boa nesta cidade!!!

É inaceitável que andemos pelas ruas torturando a pessoas, mesmo que sejam indivíduos fora da lei!

Cumprimentos