27 maio 2009

Garimpeiros contaminam rios de Manica



Em reportagem ocupando as centrais do semanário "Público" desta semana, o jornalista Rui de Carvalho chamou a atenção para um problema que não é novo e que tem sido alvo de outros trabalhos: a contaminação das águas do rio Révuè, na sequência da extracção de ouro pelos garimpeiros nacionais e estrangeiros (25/05/09, pp. 12.13). Aqui, neste diário, também já estive nesse campo. No "Notícias", o jornalista Victor Machirica alertou há tepos para a contaminação com mercúrio dos rios do distrito de Manica, na província do mesmo nome, afectando mesmo a albufeira de Chicamba, que é o maior centro pesqueiro da província (mas o problema é, afinal, plural, pois temos ainda de ter em conta a erosão e a degradação dos solos e a desflorestação decorrentes da mineração artesanal) - veja trabalho com o título "Chicamba contaminada com mercúrio", neste dossier aqui. Finalmente, o The Global Slociology Blog reproduz um trabalho do Der Spiegel - versão em português do UOL aqui - sobre o que se passa com o garimpo de ouro em Manica (preste atenção à referência feita ao cianureto), aqui. Fotos reproduzidas daqui.

2 comentários:

Viriato Dias disse...

Convido a ministra Bia a tomar medidas. Alguém tem um nome para dar a esta cena? Pilhagem? uMbhala, qual é o nome que dá a isto?

Um abraço

umBhalane disse...

Já conhecia coisas muito idênticas, relatadas no Brasil, e suas consequências - o garimpo do ouro, o mercúrio e outros contaminantes que acabam por entrar na cadeia alimentar, nomeadamente do homem.

A devastação da flora, das margens dos rios, do próprio leito, águas sujas, e todas as consequências para a vida, selvagem e humana...

E os dramas, a exploração, o caciquismo, a exploração que normalmente se estrutura a montante destes fenómenos.

Nada de importante, pelos vistos!!!