22 junho 2009

Informe de Guebuza e ausência da Renamo

O presidente da República, Armando Guebuza, fez hoje na Assembleia da República o último informe do seu mandato sobre o estado da nação.
Os deputados do partido Renamo, na oposição, não estiveram presentes.
Como estudante do social, compreendo a posição do partido enquanto momento de luta política.
Como cidadão, condeno-a.

18 comentários:

Anónimo disse...

A RENAMO é irresponsavél, a sua atitude é mediocre e revela uma autentica falta de respeito pelas pessoas que nela votaram, por isso condeno absolutamente esta atitude.

Maxango

umBhalane disse...

"Os deputados do partido Renamo, na oposição, não estiveram presentes."


Para além de uma grande palhaçada,

foi um autêntico tiro nos pés!

Anónimo disse...

Prof.
Os reputados Deputados da Renamo (Máximo Dias,Mussa...),e outros estiveram ausentes?
Gostaria que me ajudasse a compreender esta Renamo?

Unknown disse...

Sinais dos tempos, particularmente perigosos... muito perigosos. Tão mesquinha é esta Renamo, quanto é desorientada. EXTINCÃO!!!

xicoxa disse...

Ouvi atentamente o informe do Pr Republica, estou Satisfeito.


Quanto a Renamo, a sua ausencia nao me surprendeu, ja tamos acustumados. esteve igual a si propria ,reduzindo -se a sua propria insignificancia.

Fico a espera da confirmacao da vitoria pra o mandato 2009/2015.

vamos votar camaradas


Tenho dito


Xicoxa

Rildo Rafael disse...

Caro Professor

Sebscrevo as ideias do Maxango

A RENAMO nunca teve responsabilidade nenhuma. Em primeiro lugar ela nao se respeita a si propria e sofrem todos de uma patologia irregular culto do seu lider.

Um lider perdido no tempo. importante seria ver o processo de socializacao do general. Agora eo jogo do tudo vale...Que surjam outras formas de fazer politica, mas deviam existir partidos que decetrassem falencias de ideias e assim pouparia-nos de tamanha irresponsabilidade.

A Renamo hoje ja nao sabe em quem acusar, agora ja nao vao acusar a Frelimo pelo seu atraso, ainda bem que todos estamos atentos.

Rildo

Rildo Rafael disse...

Professor Serra. Sera ainda a Renamo um partido politico? no verdadeiro sentido do termo? Porque todos temos que fazer politica?


Rildo Rafael

Viriato Dias disse...

O berço político da Renamo é feito de gente com preconceitos pré-estabelecidos. Mesmo que ela (Renamo) estivesse em desacordo com a figura do chefe de Estado e ou até mesmo com o informe deste, não tinha o direito moral e social de abandonar a sala da Assembleia da República, demonstrando, uma vez mais, a falta de maturidade política. Recordo-me a frase do meu antigo chefe, que comportamento mau não é defeito, pode ser corrigido! E é o que a Renamo precisa neste momento.

Um abraço

Anónimo disse...

CARO XICOXA

"...Quanto a Renamo, a sua ausencia nao me surprendeu, ja tamos acustumados. esteve igual a si propria ,reduzindo -se a sua propria insignificancia..."

Eu acho que podias ser um pouco mais criativo? Um autentico "copy past" Macuacueano tenha o bom senso de produzir uma ideia indenpentente (Tipo Made in Xicoxa) da camaradagem.

Maxango

Reflectindo disse...

A (ir)responsabilidade fica de quem é chefe da bancada que ainda cumpriu ordens sei lá vindo donde? Nacala-Porto ou Cidade de Nampula? O que é que a Renamo perderia estar em directo escutar o discurso e se possível pedir a cópia para uma análise profunda?

umBhalane disse...

Pois é.

A democracia, a sua implantação, o seu exercício, constitui aprendizado e desafio constante.

Mesmo em países em que é uma realidade adquirida, vivida, e já constante há décadas.

Quando um poder autocrático, que nunca foi democrata, nem para lá caminha, porque não faz parte do seu ADN político, manifesta, e faz manifestar, uma prática antidemocrática, não respeita a oposição, os cidadãos em geral,...

é natural, embora lamentável, que colha o mesmo desrespeito, o mesmo desprezo das suas vítimas...

Desrespeito, gera desrespeito. Inevitável.

Maugrado esta interpretação, a Renamo fez o jogo , e no campo, da Frelimo.

Perdeu?

Fidelizou, solidificou?

Vamos esperar.

Anónimo disse...

O Pai da Democracia, esqueceu-se de A ensinar a seus "filhotes" deputados.

> Como os salários e demais regalias destes Deputados FALTOSOS, são pagos com parte dos nossos impostos,

> Porque os salários e demais regalias devem ter como CONTRAPARTIDA a presença em todas as sessões da Assembleia, salvo quando devidamente justificada a excepção,

> Porque esta ausência não tem justificação possível, sugiro que o Sr. Presidente da AR providencie no sentido de, a estes Deputados, ser descontado um dia de Trabalho (falta a uma sessão).

> Entre outras coisas, eles foram MANDATADOS e são pagos para ouvir os Informes do Governo e do Presidente da Republica.

> Estes Deputados comportam-se não como gente, mas sim como gentalha, que desconsidera, envergonha, quem os elegeu. Esquecem que estão a REPRESENTAR eleitores e não a REPRESENTAREM-SE a si mesmos.
__

aminhavozz disse...

Na AR não se descontam as faltas no salário?

Anónimo disse...

Tanta harmonia me assusta!!!

umBhalane disse...

Bom, vamos lá acabar com "tanta harmonia"!

O MDM, e Deviz Simango, vão implementar uma nova forma de estar na política em Moçambique.

Vão marcar positivamente a diferença, e com isso vão obrigar os outros a mudar os seus maus hábitos de postura, e de trabalho.

E o Povo Moçambicano terá uma alternativa muito mais sólida nas eleições que se seguirem a estas próximas, dado já conhecerem muito melhor a prática política concreta do MDM.

Então, a maioria parlamentar ficará plenamente ao seu alcance.

Um único senão.

Haverá ainda "democracia" em Moçambique?

Eis a questão.

Fátima disse...

Caro Xicoxa,

Quanto a Renamo, a sua ausencia nao me surprendeu, ja tamos acustumados. esteve igual a si propria ,reduzindo -se a sua propria insignificancia:

- palavras copiadas das ilações do propagandista Junior Edson Macuacua, claro, se o caro Xicoxa for outra pessoa.

Anónimo disse...

Nós que temos o previlégio de acesso à blogosfera, que, em regra estamos na cidade, estamos noutra galáxia,

... temos uma falsa ideia do nível de popularidade e de conhecimento dos pequenos partidos nas capitais provinciais (salvo Maputo e Beira, onde o MDM é conhecido) e nos distritos e localidades onde só Frelimo e Renamo são conhecidos.

Quem conheçe o país sabe que a população apenas considera dois partidos: Frelimo e Renamo. Aos restantes a população com sua perspicácia, capacidade de observar e alcunhar, apelidam de "UNS CARENTES" (oportunistas) à procura de umas migalhas.

Os jornais não chegam ao meio rural, as televisões também não. Chega a rádio, em particular as rádios comunitárias (muito interessantes) ... MAS tudo o que chega de informação está sob controlo do governo, que o mesmo é dizer Frelimo.

E quem são os dirigentes de partidos políticos que chegam aos distritos e localidades ? quem tem helicópteros e meios para tal: Frelimo = GUEBUZA.

Somos um pais com 800 mil km2.
__

tomasito disse...

Não foi palhaçada, nem covardismo, nem nenhuma asneira. Foi um acto de heroísmo lol ver o Guebuza a dizer coisas que não nada a ver com o que está se a passar, é preciso ter paciência! A coisas mais importantes a fazer.