10 junho 2009

Melhor presidente 2010/2015...

Quem seria o melhor presidente do Moçambique 2010/2015? Aguardem um pequeno inquérito nesse sentido.
Adenda às 22:28: prontos, o inquérito já foi colocado, lado direito, encostado ao que já lá estava, a seguir ao mural de recados. É só participar, agora.

11 comentários:

Anónimo disse...

pode-se fazer fraude ai professor?

posso votar 300 vezes?

'e que eu quero Daviz para presidente, 500 vezes!

mas o professor 'e capaz de nao aceitar, entao 300?

professor, so 300!

do fundo do coracao!

estou pedir!

nao tenho arma nem dinheiro!

estou pedir!

Reflectindo disse...

Aeria o melhor presidente só aquele que pensa que Mocambique tem que ser para todos os mocambicanos independentemente das diferencas. Esse que resgatasse o pensamento e a projeccão de Eduardo Mondlane.

Anónimo disse...

Perguntar pelo melhor Presidente é pedir para se fazer uma avaliação à posterior, assumindo que o presidente já tenha realizado pelo menos um mandato. Ou seja, neste momento, só tem sentido comparar Guebuza com Chissano, dado que todos os outros candidatos nunca foram PRs, pelo menos num mandato. O que seria útil era indagar pelo maior, no sentido de mais representativo Presidente, através do voto popular, como António Francisco e não só voto legal) chamou num texto de duas páginas do Ideias 6 do IESE (http://www.iese.ac.mz/lib/publication/outras/ideias/Ideias_6.pdf). Francisco considerou a abstenção como a maior força política moçambicana na reserva. Por enquanto, desde que temos eleições multipartidárias com voto secreto, os presidentes têm sido todos de uma minoria popular inferior a 50%. Chisssano foi o maior presidente, na sua primeira eleição, tendo obtido 41% do voto popular. Guebuza, em 2004, só conseguiu 22%. Menos do que Chissano em 1999, com apenas 33% (parte deles roubados, como sabemos). Deviz Simango, no Município da Beira, conseguiu 34% de voto popular e David Simango em Maputo conseguiu 37% de voto popular. Deviz poderá conseguir ser um presidente da maioria do eleitorado moçambicana? Não sei. Se não for morto, é muito possível que sim. Muito possível principalmente que ultrapasse Guebuza, que este ano pode nem chegar aos 20%. Basta que os abstencionistas acreditem em Deviz Siamgno; ou acreditem que Guebuza foi pior emenda do que um soneto e num próximo mandato vai importo o monopartidarismo de Chavez (sem petróleo) ou de Mugabe (com apoio dos seus pares). Tudo vai depender da atitude da abstenção; se adere à eleição de 28 de Outubro em força, ou vai continuar a olhar com descrença para os falsos democratas. Acho que não seria bom ter o Deviz Simango como Presidente sem primeiro o MDM conquistar a Assembleia. O MDM deve substituir definitivamente a Renamo como principal oposição; deve acabar com essa falsa oposição; conquistar, se possível, uma maioria parlamentar. Deixar que Guebuza tenha que governar com uma oposição forte, para que volte a andar a pé e não de helicóptero. Aí, sim, em 2014, era bom conquistar a Presidência, através de um presidente da verdadeira maioria, para termos um presidente votado por mais de 50% de moçambicanos em idade de votar.

umBhalane disse...

Mas alguém acredita que se Deviz Simamgo ganhasse a PM, mesmo com 75% dos votos expressos tomava posse!!!!

Acham que os "libertadores" iam deixar?

O verniz iria estalar nessa altura, e a verdadeira essência do regime iria aparecer, em força.

É, ou não é?

Anónimo disse...

É dificil escolher o melhor presidente para Moçambique sem que este tenha sido antes ocupado o cargo. Para escolha deste é necessário fazer-se uma comparação entre aqueles que já estiveram no cargo.

Sendo assim, a pergunta restringe-se aos dois presidentes eleitos, no caso, Chissano e Guebuza. Acho que é dificil indicar qual seria o de "best". O que acontece no nosso país é que nós não temos muita escolha, escolhemos entre os existentes o mais aceitavel. Quem sabe Daviz não seria uma boa opção. Não podemos esquecer que gerir um Municipio é totalmente de governar uma nação.

Não podem esquecer que em tempos dizia que a cidade do Chimoio era a mais limpa, fazia grande elogios e na altura que estava em frente era o falecido canana, mas quando chegou a Maputo vimos o caos em que isto estava. É necessário ser bastante cauteloso.

Por fim, quais seriam os critérios para considerarmos como o melhor presidente?

For SHizzle

Fátima disse...

Pelo menos queremos ser livres. Ainda não somos. Acho.

Anónimo disse...

1. Estou plenamente de acordo com a análise do Anonimo que fez referência ao IESE.

2. Quanto à pergunta:

> Julgo que se obteria o mesmo resultado (uma vez que obrigaria o votante a fazer uma análise qualitativa e comparativa com os elementos que tem), se a pergunta fosse reformulada para:

> Em qual deste Candidadtos vai votaria (ou vai votar)?

1. Guebuza
2. Deviz
3. Dhlakama
4. Outros

__

Anónimo disse...

Este regime não está preparado para largar o poder a favor de forças progressistas. Dizer que Deviz Simango não seria tão bom, ou tão bem sucedido como foi no Município é conversa malandra e mentirosa. Menos experiência de governação tinham Samora, Chissano e mesmo Guebuza. Experiencia, não no sentido de manipulação política (porque aí estes três são doutorados da malandragem), mas de administração e gestão do Estado. Tirando Samora, que governou num regime de euforia revolucionária, os outros dois, que venha o diabo e escolha. Chissano governou pelo deixa-nadar. Guebuza governa pelo não deixa andar, ou pelo "só deixa andar o que lhe convém". Guebuza andou mais de 30 anos a treinar-se como governante e agora governo em comício, usa e abusa do erário público, exibe uma poder sobrenatural e psicologicamente intimidadora; viaja de helicóptero,não só para chegar mais depressa, mas para subjugar a mente do povão, criando a imagem de homnipotente. De imediato ele vai conseguir impor uma presença sobrenatural. Mas esperemos para ver como vai ser a queda dele.
Por este caminho, aproximam-se tempos nada pacíficos. Deviz tem que mostrar sentido de responsabilidade pela Nação. Gostei muito da entrevista dele ao Jornal @Verdade. Mostra sensatez e cautela. Sugere que percebe que tem de ganhar o poder pela base, garantindo o controlo do Parlamento, de tal maneira que o regime caia de podre. Caia sem hipótese de se manter, como caiu o regime colonial, ou o regime do Apartheid. Doutra forma, se Deviz ganha a maioria sozinho e já, será um desastre. Se as pessoas se querem ver livres de Guebuza, o melhor é reforçar o MDM primeiro. Os fascistas do regime fariam igual ou pior do que fez Mugabe no Zimbabwe. Moçambique vive num regime de ditadura. Não nos iludamos. Se querem experimentar a dimensão da ditadura em que vivemos, experimentem ver o que acontecerá elegendo Deviz nas próximas eleições. Aí, temo que no mínimo iremos virar numa Guiné Bissau. Eu preferiria não experimentar. Quem ama Moçambique lute e ajude Deviz a criar um MDM forte, poderoso e incontornável, para que o país não passe por outro desastre, como o que aconteceu na década posterior à independência. A Frelimo fez uma transição para independência totalmente aventureira, desastrosa e irresponsável. Mas ficou +ou- desculpada pelas circunstâncias da altura. Mas o MDM tem que assumir uma atitude mais sensata, cautelosa e responsável. Este regime é extremamente perigoso, mafioso, com muitos interesses estabelecidos, e com a agravante de, neste momento, ter ainda os doadores a seu favor. Os doadores são os grandes aliados deste regime. Nem que seja porque venderam a imagem aos seus povos de grande sucesso, graças à sua caridade. Vão precisar de tempo para explicar nos seus países que andaram a subsidiar uma farsa. Por isso, vamos com calma, sem radicalismo, nem entusiasmos suicidas.

Anónimo disse...

com que criterios professor???

Anónimo disse...

Mera curiosidade!

Por ordem alfabética, ao ARMANDO devia seguir-se o AFONSO, depois o DAVIZ, etc.

O quadro de votação apresenta ordem aleatória para os Candidatos e Alfabética decrescente para os Partidos.

Ainda fica aquele destaque do quadradinho do Afonso.

umBhalane disse...

"Os doadores são os grandes aliados deste regime."


Os doadores COMPRARAM este regime.

Fica bem melhor, mais real, verdadeiro.

Custa? Não.

Já TODOS cansamos de saber.

É apenas um jogo, a vida!