11 junho 2009

E Deviz obama-se

O que se passou em Nacala-Porto poderia ter magoado Deviz Simango.
Porém, a intenção de magoar e amedrontar Deviz surtiu dois efeitos eventualmente não esperados: (1) o candidato do MDM está agora mais destemido (vai partir para Cabo Delgado) e (2) a sua popularidade vai crescendo, mesmo internacionalmente: hoje, por exemplo, a União Europeia condenou o atentado.
Por outro lado, a Renamo perdeu ainda mais pontos na avaliação feita por importantes círculos urbanos de produção de opinião, enquanto a Frelimo rapidamente aproveitou o sucedido para ampliar a visão de uma Renamo irreversivelmente belicista, deixando temporariamente (repito: temporariamente) implícito o seu apoio táctico ao MDM.
Por agora, parece ser evidente que o MDM incomoda vária gente politicamente clássica. Porém, coisa perversa, como tantas vezes ocorre na história, queira-se ou não haverá quem agora se sinta obrigado a tudo fazer para defender o presidente do MDM, para evitar que algo lhe suceda. Por decorrência, a tudo fazer para evitar que a actividade política do MDM seja obstruída.
Finalmente, temos duas coisas que fazem lembrar a ascensão de Barack Obama à presidência norte-americana: o estilo inovador de fazer política e a vida em risco.
Adenda 1: recorde a minha série com o título E se Deviz se obama?, aqui.

11 comentários:

Anónimo disse...

O Daviz Simango ja esta a mudar Mocambique.

Ele nao 'e alternativa, Ele 'e Hoje de Mocambique, ja nao 'e Futuro, 'e o Presente.

Cumprimentos
Abdul Karim

Anónimo disse...

Acho que é dever do Estado Moçambicano (através do SISE) proteger Deviz Simango. é também dever da PGR instaurar um processo crime contra Dhlakama como autor moral do crime. os bandidos armados são terroristas e, assim devem ser tratados.

Anónimo disse...

Segundo a Imprensa, no dia seguinte aos actos de VANDALISMO perpretados em Nacala, Daviz reuniu na Beira com alguns embaixadores, o que revela a sua PERSPICÁCIA política.

Porém, o comunicado da União Europeia (UE), "condenando o atentado" é, no mínimo, LEVIANO.

Uma Instituição como a UE não pode tomar posições sobre factos que não estão confirmados. Não há elementos bastantes para a UE classificar os distúrbios ocorridos como ATENTADO.

A posição da UE teria sido bem mais DIGNA se, em vez de se precipitar a condenar um acto de que não tem prova de ter existido, tivesse, firme e categóricamente, manifestado repúdio pelos actos de VANDALISMO e violência ocorridos em Nampula e Nacala no decorrer de acções de campanha política do MDM.

Está por confirmar se foi atentado ou acção de intimidação: ambos condenáveis.
__

Anónimo disse...

Mas, para mim, a parte mais interessante da intervenção de Edson Macuácua, foi:

... "Adiantou que em Moçambique há espaço para todos, não fazendo, por conseguinte, sentido que de forma frenética e cíclica as duas formações políticas disputem publicamente os mesmos espaços físicos e os mesmos membros, sem que se respeitem".

... "os mesmos espaçõs físicos e os mesmos membros ..."

Viriato Dias disse...

Os comentários de Edson Macuácua (que consta da segunda adenda do professor) é uma pura demostração de quem está totalmente baralhado e desorientado face a projecção de Deviz Simango e do seu partido no panorama político nacional, aventado-se grandes possibilidades de vitória nas próximas eleições. Os comentários de Macuácua são infelizes, igualo a uma barata tonta quando descoberto tardiamente num armário. Mesmo de longe, percebe-se logo que o MDM e o seu presidente estão a mudar o cenário político nacional no país, ainda não não ganhem nas próximas eleições, já fazem a diferença. Não há uma só pessoa que não vibre com o Deviz Simango, mesmo aqueles que, como eu, tinha por convicção uma outra escolha partidária. Vê no Deviz Simango o chamamento, a esperança, que todos moçambicanos esperavam. Vai levar algum tempo, porque a caminhada é longa, a vitória é uma questão de tempo. Estamos perante um Jesus Cristo em terras moçambicana.

Um abraço

Reflectindo disse...

Edson Macuácua foi MUITO infeliz nos seus pronunciamentos. Se me recordo, não há notícias onde o MDM tenha provocado desmandos aos seus oponentes. Pelo contrário, membros do partido de Edson Macuácua já fizeram desmandos contra o MDM em particular em Manica. O que aconteceu em Catandica é um exemplo. Está registado.

Quanto aos espacos, Edson Macuácua revela sua ignorância em relacão a democracia. Pelo que tenho visto nos países nórdicos, em tempos de campanhas, muitos partidos estão nas mesmas pracas e em simultâneo a contactar as mesmas pessoas sem nenhum problema.

Mais, Edson Macuacua revela que não está na altura de fazer oposicão à Daviz Simango e MDM. Ele confunde-os com Dhlakama e Renamo. Isso poderá lhe custar o posto, pois a Frelimo descobrirá isso um dia.

Anónimo disse...

Bem Vindo Viriato,

estamos a precisar de ti.

estamos a precisar de todos.

VAMOS TODOS MUDAR MOCAMBIQUE!

Anónimo disse...

Sugiro à UE (União Europeia) que, no tocante a comunicados sobre acontecimentos polítcos, contrate assessoria à EQUIPA de Guebuza.

Vejam-se os teores dos comunicados (i) da UE (ontem) condenando o ATENTADO; (ii) de Guebuza (hoje, 1ª p.do Notícias) repudiando os ACTOS DE VANDALISMO ..."enquadrados numa tentaiva de obstrução do gozo da liberdade de expressão, um direito extensivo a todos e a cada um de nos" ...
__

umBhalane disse...

"...merecerem a confiança dos moçambicanos, pois agem sem urbanidade, usando sistematicamente métodos pré-convencionais e condenáveis a todos os ângulos"

Ainda que mal pergunte:

- O MDM já queimou vivos, fuzilou, torturou, assassinou adversários político?

- Já os meteu em campos de concentração, em prisões, sem culpa formada, já desterrou e enclausurou em terras distantes e isoladas,...

- E mais recentemente, já espancou cidadãos por falarem com candidatos que os visitavam por iniciativa própria?

Se enxerga, não?

Anónimo disse...

Oh, umBhalane

O MDM, ainda tão jovem, não teve sequer tempo para mostrar do que é capaz.

Mas uma coisa é certa, não faltam nas suas fileiras quem tenha passado pela experiência prática dos métodos de actuação tanto da Renamo como da Frelimo: nem todos são virgens nessas andanças. Tem a seu favor, a virtude, pelo menos aparente, de vontade de mudar.
__

Joaqum Macanguisse disse...

A Renamo usa as forcas quem ainda restam-Armas ,
A frelimo vai usando tambem o seu grande poder que de alguma forma se aparenta de legal ,os tribunais e procuradoria ,disso Abdul Gani bem sabe .quanto ao Edson Macuacua desaconselho a continuar a fazer cursos superiors pois o seu discurso poem em causa os demais diplomas principalmente para que faz direito .