16 junho 2009

O papão "nigeriano" que deixa vermes nas mulheres em Maputo (12)

Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações" (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p. 6).
Mais um pouco da série
série.
O ano passado, muitos compatriotas foram vítimas de ataques xenófobos na África do Sul. Cerca de 40 mil regressaram temporaria ou definitivamente ao país.
Essa tragédia provocou traumas de ordem vária, seja em quem estava na África do Sul, seja em quem cá estava e está.
Ora, o rumor do bicho-papão-nigeriano pode também ser uma espécie de linguagem metafórica do drama, a sequela mascarada e mutante da perseguição, do sul-africano-agora-nigeriano atacando o centro nevrálgico e delicado da sociedade - as mulheres -, deixando marcas reprodutoras da morte através dos vermes. Aparentemente nascido o ano passado no Soweto, o rumor como que se transnacionalizou.
(continua)

2 comentários:

Anónimo disse...

o professor apresentou 5 factores:

1- HIV (papao nigeriano 7)
2- medo(papao nigeriano 8)
3- representacoes negativas de estrangeiros (papao negeriano 9)
4-criminalidade(papao nigeriano 10)
5- valores (papao nigeriano 11).

com uma estrutura destas, pode-se provavelmente eliminar o rumor e bloquear o crescimento brutal de HIV (factor 1), trabalhando nos restantes 4 factores.

o problema 'e o tempo, competencia e a seriedade de quem estara na lideranca para um trabalho desta natureza.

deverao existir 3 planos:
-curto prazo
-medio prazo
-longo prazo

defenindo como objectivo final de longo prazo ENCONTRAR A CURA PARA HIV.

'e uma questao de SOBREVIVENCIA DUM POVO. O NOSSO POVO!

Rildo Rafael disse...

rofessor Serra

Impressionante é a forma como o boato ou o rumor hoje em dia são veiculados pelas tecnologias de comunicação e informação. Para mim a informação boca a boca e o canal muito mais rápido porque alem de ser barato não remete a reflexão como um texto na net por exemplo.

Uma dimensão importante aqui pode-se ver na capacidade que o boato pode servir para o controle social. Hoje em dia as mulheres não apanham boleia de estranhos com medo que seja o tal Papao nigeriano tal como muitas crianças não pediam doces na rua com medo do tal tata mama tata papa, sei que esta e daquelas áreas que lhe interessa muito, as “crenças anómicas de massa”.

Seria importaqnte educar e informar as comunidades em vez de a midia mediatizar o acontecimento como bem acontece do como o caso da Amelia Lichucha na TV Miramar! O Filimone Meigos escreveu em 2007 um artigo sobre a sociologia do rumor ou do boato.

Bom trabalho

Rildo Rafael