09 junho 2009

Inviabilizado comício de Deviz em Nacala-Porto (bala atinge sua viatura)

Pelo pouco que ouvi na STV há momentos, alguém da Renamo tentou impedir hoje que Deviz Simango, presidente do Movimento Democrático de Moçambique (na imagem), realizasse um comício em Nacala-Porto, província de Nampula, onde também se encontra o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama. Homens saíram de uma viatura perto de Deviz - que acompanhava actividades culturais antes da realização de um comício -, um deles tentou tirar a arma de um polícia, a arma disparou e uma bala atingiu a viatura de Deviz, que foi rapidamente retirado do local pela polícia, tendo ficado cerca de duas horas protegido no posto policial local. Já atravessou Namialo a caminho de Nampula, sem ter realizado o comício.
Adenda 1 às 20:17: grave situação esta, preanunciadora de futuros maus dias. Constou-me que há um deputado da Renamo envolvido no incidente. Aguardo saber mais pormenores.
Adenda 2 às 20:21: Deviz vai a caminho de Nampula escoltado pela polícia.
Adenda 3 às 20:28: há indicações, não confirmadas, de que a arma em causa estava em casa de Afonso Dhlakama.
Adenda 4 às 20:35: alguém me confirmou que o deputado Lole da Renamo está envolvido no incidente.
Adenda 5 às 20:38: aguardo ouvir a Rádio Moçambique no noticiário das 21 horas.
Adenda 6 às 20:44: a STV acabou de reproduzir um contacto telefónico com Deviz Simango, falou-se mesmo em atentado contra a vida do presidente do MDM.
Adenda 7 às 20:47: desabafo do eng.° Deviz Simango que alguém me fez chegar: "Estou bem, escapei não sei como, valeu o desejo de Deus".
Adenda 8 às 21:08: de acordo com a Rádio Moçambique no noticiário das 21 e com dados do jornalista Vitorino Cumbucane reportando directamente de Nacala-Porto, eis o que se passou: quando Deviz e sua comitiva assistiam a actividades culturais na "região dos eucaliptos", parte alta da cidade de Nacala-Porto, surgiram, cerca das 15 horas de hoje, duas viaturas com supostos antigos guerrilheiros da Renamo. Um polícia foi agredido por dois indivíduos de uma das viaturas, arrancando-lhe a arma e disparando sobre a viatura de Deviz Simango, que, porém, não foi atingido. Pessoas das duas viaturas eram portadoras de pistolas e com elas dispararam tiros para o ar. A polícia está no terreno ainda, mas a cidade, antes agitada, está agora calma. A situação de segurança não permitiu a continuidade da visita de Simango, que escapou, assim, a um atentado. A Rádio Moçambique dará mais pormenores em próximas edições.
Adenda 9 às 21:47:confira um despacho de "O País".
Adenda 10 às 22:04: Deviz Simango cancelou todas as actividades na província de Nampula por falta de condições de segurança. O presidente do MDM cancelou mesmo a inauguração da sede do partido em Nacala (Rádio Moçambique, noticiário das 22).
Adenda 11 às 22:11: aguardemos agora a reacção da Renamo, seja via Dhlakama, seja via Mazanga. Penso que será Dhlakama quem, certamente já amanhã, irá dizer de sua sentença. Mas é para mim desde já claro que ele não vai admitir que o considerado atentado tenha sido obra da gente sua ou ex-sua. Muito potencialmente dirá que o que se passou é obra de agentes camuflados da Frelimo.
Adenda 12 às 22:17: preciso ainda de alguns dados para produzir uma primeira análise da situação e prever alguns cenários futuros.
Adenda 13 às 22:22: seja o que for que venha a passar-se futuramente (mesmo do ponto de vista judicial, face à gravidade do sucedido), creio ser legítimo defender que toda a actividade política do MDM em geral e de Deviz Simango muito em particular passará a depender da protecção policial.
Adenda 14 às 22:26: enquanto o MDM deverá ficar refém da protecção policial e, eventualmente, com a sua actividade política perturbada em medida por determinar, a Renamo terá de fazer frente a uma Frelimo sempre melhor organizada e a um MDM que poderá ser uma aposta forte para muitos jovens sem partido ou saturados dos partidos clássicos, enquanto a Frelimo vai eventualmente procurar colher frutos em dupla seara pela economia que poderá fazer em relação ao que potencialmente intitulará "conflito entre dois irmãos desavindos".
Adenda 15 às 23: no "Notícias" online de amanhã, já disponível, a notícia tem este título: "Ontem em Nacala-Porto: Renamo tenta assassinar presidente do MDM - denuncia Daviz Simango, que teve de se refugiar no Comando Distrital da PRM". Porém, neste trabalho não há referência a qualquer tiro disparado contra a viatura de Deviz, o polícia agredido conseguiu tirar o carregador da arma.
Adenda 16 às 23:36: notícia no jornal português "Expresso", citando a agência Lusa, aqui; na RTP, aqui.
Adenda 17 às 23:39: nada ainda na BBC para África.
Adenda 18 às 23:42: este é um acontecimento que vai rapidamente interessar muitos países estrangeiros, seja aqui na África Austral, seja naqueles que são os nossos financiadores e que, em particular, vão monitorar as eleições. Tenho por hipótese que Deviz Simango vai ganhar ainda mais popularidade enquanto político que quer afirmar-se como alternativa à clássica bipolaridade do país (Frelimo/Renamo).
Adenda 19 às 00:01 de 10/06/09: bem, agora vou deixar o computador, preciso estudar ainda um pouco para, depois, dormir. Se comentários houver, só mais logo os poderei fazer entrar. Abraço, fiquem bem.

22 comentários:

Anónimo disse...

So nos faltava esta.

Democracia 'e pecado?

Os Valores que Convencionamos sao estes?

Anónimo disse...

mozambique, Esta maneira estupida de fazer politica ja nao esta dar. que pouca vergonha e' esta? neste cenario ha mta coisa em jogo. os dois maiores partidos sao problematicos. O proprio tio Djakama ja lhe foi dado mta credibilidade mas, que nao soube aproveitar...brincou com a alternativa do povo. Agora que ha'? deixem o homem tentar nos socorrer. pouchaaaaa......!

Reflectindo disse...

Foi mesmo um atentado e bem planificado. A justica tem que tomar conta daquela gente. É preciso que se aja MUITO CEDO.
Agora o que ficou é quem ficou ou fica com a Renamo o que é que defende?

xicoxa disse...

A eliminacao fisica dos adiversas politicos é algo inadmissivel,inaceitavel e condenavel nos dias de hoje m infelizmente algumas pessoas ainda n compreenderam isso.

E lamentavel que em pleno XXI ainda haja gente que pense assim. A confirmar se o envolvimento dessas pessoas na tentativa de assassinio do lider do MDC Deviz simango, ESTES devem se levados a barra do tribunal pra responderem a estes actos baixos e selvagens nao obtante o titulo ou a imunidade que tiveram.

tenho dito

UM Xicoxa Na Diaspora

Anónimo disse...

ta pegar fogo!

Anónimo disse...

Ha muito que a Policia ja devia ter agido. Muitas pessoas morreram por aparentemente discordarem do Lider da RENAMO. Estou a referir-me ao saudoso Deputado Mascarenha e o Saudoso Membro da CNE, Amandio de Sousa que morreram de forma tragica após receberem ameacas de pessoas proximas do Líder. Ate hoje nem a familia e muito menos a CNE teve o acesso dos resultados dos testes toxicologicos solicitados a um laboratorio de Pretoria apos a autopsia confirmar que a morte de Amandio de Sousa nao ter sido natural.
Por quantas mais mortes vamos ter de esperar para que a Polícia e a PGR tome medidas para repor a justica neste país.
O Deputado Lole deveria ser imediatamente detido, retirada a imunidade e levado imediatamente a julgamento. O facto da arma da tentativa do crime ter sido encontrada em casa onde se hospeda o líder da RENAMO deveria ser também motivo mais do que suficiente para o deter imediatamente e aguardar pelo julgamento do Lole em prisao preventiva.
De acordo com fontes proximas do Líder da RENAMO que falam na condicao do anonimato, o Deputado Lole tem actuado em parceria com o Deputado Bute e o Deputado Milaco, todos da seguranca particulasr do Líder. É importante que se tente averiguar se estes dois nao estao também em Nacala.

Anónimo disse...

Professor,
primeiro,acho que Daviz Simango DEVE ser imediatamente protegido pelo SISE (à semelhança do que aconteceu com Barack Obama nos EUA enquanto ainda era candidato). segundo, sendo esta tentativa contra uma individualidade como Deviz Simango, é DEVER da PGR investigar o caso. há dados suficientes para isso.

Anónimo disse...

a frelimo e o governo vao defender o daviz simango da ameaca dlhakama?

ainda a renamo 'e culpada?

pensam que alguem vai dar oscars a filme desses cineastas?

a frelimo inocente, vai acalmar os animos?

competente e heroina da unidade nacional e garante da democracia, o partido no poder vai ganhar as eleicoes?

assim?

ta bem.ganhem la. vamos ficar a ver.

depois de ganharem, vao fazer o que?

Reflectindo disse...

Em princípio, este atentado é da inteira responsabilidade da Renamo e Afonso Dhlakama. Eu recebi o texto por e-mail as 15:24 por uma pessoa testemunha como ela descreveu os factos e não há nenhuma contradicão com aquilo que o professor escreveu aqui.
Quero dizer que nem que a Frelimo possa aproveitar-se da situacão, nisto ela não está medida. A polícia de Nacala também agiu bem, pelo menos ao que estamos informados.

Dhlakama e Mazanga não têm por onde fugir. Temos que vaiar a estes. Devíamos é fazer uma manifestacão nas ruas contra atentados políticos.

A comunidade internacional tem que ser oficialmente informada sobre o acorrido.

Anónimo disse...

 Lamentável! Trata-se de um caso de Polícia e de Justiça, que exige investigação e conclusões céleres pelos órgãos competentes: importa fazer respeitar os valores da nossa Democracia convencionados na Constituição.

 Este insidioso acontecimento, segue-se a distúrbios em Nampula que o MDM parece ter subestimado. Na altura, o seu porta-voz veio a público afirmar ter sido apenas um acto de vandalismo, que não tinha como objectivo a integridade física de Daviz. Eventualmente era mais do que isso.

 Permitam-me citar Edgar Morin e Anne B. Kern, em Terra-Pátria:

“O realismo pode, em política, ter dois sentidos. O primeiro recomenda que não se lute contra a realidade, antes que nos adaptemos a ela; o segundo diz que se deve ter em conta a realidade para tentar transformá-la.”

 Parecem-se conceitos a interiorizar pelas nossas formações políticas.

> Obviamente que o MDM, como qualquer outro Partido, tem todo o direito de desenvolver as acções de campanha que entenda apropriadas, dentro do quadro legal vigente, logo, o que aconteceu é inqualificável.

> Mas, também é verdade que na senda do REALISMO a que Edgar Morin se refere, o caçador (incluindo na “caça” ao voto) não pode menosprezar o perigo de “búfalos” feridos: são terrívelmente traiçoeiros!

 Oxalá, o bom senso prevaleça e tudo se normalize para que as campanhas decorram de forma urbana.

Reflectindo disse...

Correccão:

Quero dizer que nem que a Frelimo possa aproveitar-se da situacão, nisto ela não está metida.

Anónimo disse...

Situaçao preocpante!
muito triste!
é o desepero e loucura de quem ja perdeu o comboio.

Eu já passei por uma cena destas... em Fev de 2007,após o vergonhoso congresso da Liga da Mulher na cidade da Beira.
O caso ia acontecer na estrada Nacional que vai dar ao rio, vindo da cidade de Quelimane.

vou dar o meu testemunho publicamente de como tudo aconteceu.
O Maloa, ex presidente do Conselho Provincial da zambezia,por parte da renamo, hoje membro do Conselho Nacional do MDM, fez o depoimento a respeito deste tragico acontecimento, nao sei a que proposito!
A renamo, nao lutou para a democracia, mas sim, contra a Frelimo, começo a pensar assim...
condenemos estes actos!!!!
so vai reforçar a candidatura do Eng Davis e o MDM.

Linette Olofsson com grande amargura deste tragico acontecimento de Nacala!
Justiça seja feita

(Paulo Granjo) disse...

Tristíssima situação! (Embora, infelizmente, longe de ser imprevisível...)

Deixei um post um pouco a quente lá no Antropocoiso.
Gostaria de saber a sua opinião sobre algumas hipóteses lá adiantadas.

Viriato Dias disse...

Muito obrigado professor pelo desenrolar aturado desta peripécia, cujos capítulos estão longe do fim. Escrevo este comentário quando o ponteiro de Évora, em Portugal, marca 1h30. Confesso que estou muito preocupado com o cenário político no país. É ainda cedo, de facto, para fazer comentários profundos sobre o assunto. É puramente condenável à luz da legislação moçambicana qualquer acto de violência que vise eliminar fisicamente a quem quer que seja, neste caso vertente o presidente do MDM, Engº Deviz Simango. Aguardo mais notícias suas, se bem que tenho estado atento aos meios de comunicação social de que é possível ter. Ainda hoje tive a sorte de acompanhar em on-line o jornal da noite da RM, num despacho radiofónico de Vitorino Cumbucane a partir de Nacala-Porto.

Um abraço

Reflectindo disse...

Há muita coisa por procurar saber e uma delas é o que Manuel Lole, o tal de deputado da Assembleia da República, está a fazer em Nacala? Quem faz parte do grupo Lole? Onde está/estão alojados?

Anónimo disse...

http://diariogauche.blogspot.com/2009/06/organizacoes-indigenas-querem-levar.html

alguns conseguem

Anónimo disse...

Prof.
Agradecia que ouvisse a Rádio Moçambique, Mazanga no café da manhã confirmou que foram membros da Renamo e disse categoricamente que foram seus membros autores deste crime.(peço que peça a gravaçao ao Emilio Manhique), para poder tirar ilações.
Oiça também o que diz o bom do Geraldo Carvalho.
PS.Prof., desculpe a repitição mas a Renamo está fora do baralho.
Vamos no dia 28 de Outubro mostrá-los.

Laude Guiry disse...

Este evento de certeza que ira buscar memorias tristes para os bem mais vividos. A pergunta sera, Renamo partido politico ou guerrilha?

Em correccao ao individuo que afirmou que o objectivo da Renamo foi sempre de lutar contra a Frelimo ... eu digo que a Renamo quer chegar ao poder a qualquer preco e abraca-lo eternamente.

Esses desmando sao complemente inaceitaveis, Mocambique eh uno e indivisivel, nao existem provincias partidarias, mas provincias Mocambicanas ... a Frelimo, o Ipade e o MDM tem o direito de cacar votos em qualquer ponto do Pais

Ps: o Filho do Reverendo tem bons espiritos nas suas costas

Carlos Serra disse...

Nada disso, Mazanga não confirmou nada. Veja adenda na minha mais recente postagem.

Anónimo disse...

Prof.
Desculpe insistir mas ele disse "elemntos ligados a Renamo terão protagonizado aquele acto" e vai mais longe quando diz ele Mazanga que" o leader chamou os prevaricadores para entregar a arma e devolve-la a polícia... e que várias vezes o leader tem agido assim...
PS. Se alguem puder reproduzir tudo o que Mazanga(bobagens apenas isso), seria bom para nós.
E ele vai mais longe quando diz que Deviz perseguiu ou persegue Dlakama onde ele vai.
Se estiver errado me corrijam ouvi o café da manhã no TPM a caminho de Maputo com a portagem um inferno.

umBhalane disse...

Situação complicada, complexa.
Mas...

"Em correccao ao individuo que afirmou que o objectivo da Renamo foi sempre de lutar contra a Frelimo ... eu digo que a Renamo quer chegar ao poder a qualquer preco e abraca-lo eternamente."

O mesmo que fez a Frelimo.

É, ou não é?

Miguel disse...

Bom dia,

Gostaria de lhe apresentar este contador de visitas...

www.siteskan.com

É em português, gratuíto, muito simples, e permite-lhe a si e aos seus leitores ver quais os seus artigos mais recentes..., mais populares,... por data,... por país,... etc. etc. etc.