16 junho 2009

Binário

Ouvia o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, a falar para a Rádio Moçambique. Tem uma ideia fixa: no país apenas existem Frelimo e Renamo. É inexoravelmente binário em suas intervenções. O resto é mato. Mas se 1+1 der três ou, até, mais?

8 comentários:

Prof. Dr. Manuel Pina disse...

Nesse caso, meu amigo Carlos, eles vão entender que o povo pode até ser analfabeto, mas não é burro!

Espero, sinceramente, que MOÇAMBIQUE venha a vencer de forma esmagadora o MOZAMBIQUE.

Forte abraço

Anónimo disse...

Provavelmente, SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE Dhlakama, quererá dizer que em Moçambque existem apenas DUAS FAMÍLIAS POLÍTICAS:

(i) a Família Partido Frelimo;
(ii) a Família Partido Renamo.

e, mesmo estas, com um TRONCO COMUM, a Família FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique).

Ora as Famílias crescem, têm filhos, sobrinhos, netos, cunhados, etc, que, mesmo quando optam pela emancipação, não deixam de pertencer à Família.

A Famíla Frelimo tem mesmo mostrado ALTRUÍSMO (prática do bem no interesse dos seus semelhantes) acolhendo exóticos, p.e. Sibindy.
__

Anónimo disse...

Razão para dizer, apesar de divididos, estamos juntos?

Mas essa de sermos todos uma família só, fez-me lembrar a frase com que Tolstoi iniciou o seu maravilhoso livro "Anna Karenina":

"As famílias felizes parecem-se todas umas às outras; as famílias infelizes são infelizes à sua maneira."

Esta nossa família política curte uma grande e longa infelicidade, não acham? Mas que podemos esperar? Com um Pai que só sabe contar até 2, a família vai ficar com muitos filhos bastardos?

Anónimo disse...

Será interessante saber-se se Dhlakama mandará fazer nos comícios de Guebuza o mesmo que nos de Deviz...

Anónimo disse...

Mais interessante, mas completamente escandaloso, é que Dhlakama mande e desmande fazer o que lhe apetece, ficando impune. Ele está numa boa. Tranquilo. Folgado.
Depois do que fez a Daviz, esta semana voltou a fazer outra à PRM. Certamente que não vai mandar fazer nada nos comícios de Guebuza, porque ele não sabota o seu patrão. Aliás, foi por acaso, quando Guebuza visitou Nampula, que ele saiu por uns tempos? Ou não notaram? Foi por acaso?
Neste momento, a única salvação de Afonso é a própria Frelimo. E aí ele vai tentar aproveitar. Ele e seus deputados, feitos capangas ou cipaios, não têm problemas em humilhar os próprios polícias. Aquilo que vimos ontem na STV sobre as armas tiradas ao polícia da PRM, mais uma vez em Nacala, é simplesmente escandaloso. E fala Guebuza de auto-estima. Assim? Quem é o polícia que pode ter orgulho e auto-estima, perante tamanho insulto? Só um indivíduo que tem cobertura do regime (já se começa a saber de quem), para fazer o jogo sujo que tem feito contra a democratização, pode gozar, abusar e humilhar impunemente a Polícia de segurança pública do seu país. Portanto, não vamos esperar para ver que ele faça o mesmo a Guebuza. Não iremos ver. Tudo indica, pela impunidade com que Dhlakama está a agir, que ele está a preparar-se para fazer o jogo sujo que a Frelimo pode deixar para seja ele a fazê-lo. Vamos rezar para que seja o último, e no fim do ano o fim político dele esteja claro e encerrado.
Os libertadores da pátria, unidos em torno da FRENAMO, estão prontos a agir. Infelizmente, Dhlakama está livre para jogar a sua cartada do 1+1 = FRENAMO. A sociedade civil, não a do Viana, mas a que defende Moçambique para Todos, tem que estar muito atenta. Muito, muito atenta!

umBhalane disse...

"inexoravelmente binário"

Faz-me lembrar as famosas TIC´s do Caríssimo Viriato.

Afonso Dhlakama, binário, altamente programado - ele e aqueles outros que assinaram o tal de acordo em Roma.

Tudo bem programado.

E não é que Afonso Dhlakama até tem razão, acho.

Até agora foi assim: Frelimo & Renamo, S.A., com a Renamo a perder cotação na bolsa de preferências, ultimamente.

Até agora, próximas eleições.

Pode acontecer um big BUG informático - virus MDM.

Vamos esperar,

e trabalhar, muito.

Viriato Dias disse...

É uma visão distorcida da história. Infelizmente o general está a perder a visão das coisas, mas também justifica-se, tendo assessores como o deputado que aparece no vídeo de Nacala-Porto era de esperar a queda da Renamo. Nem que não fosse a favor do MDM ou de Deviz Simango, o que é ainda cedo para avaliar, seria das abstenções como foi das eleições passadas. Em Portugal e na Espanha o cenário parace ser um exemplo esclarecedor ao líder da Renamo. Aqui sim, digo em minha própria língua, FUNGULAMASSO, ou seja, abre olho.

Um abraço

Reflectindo disse...

Talvez um dia Afonso Dhlakama nos possa revelar a parte do AGP de secreta Roma embora eu dúvide isso. Acho que Dhlakama está sob controle para não revelar isso, como há controle de alguns camaradas para nunca revelarem a parte dos Acordos de Lusaka.

Também temos que recordar que Afonso Dhlakama é a garantia da manutencão do poder da Frelimo o que lhe torna importante. Repetidas vezes Dhlakama já disse que é a preferência da Frelimo. Mas também qual é o partido no poder que não gostaria de ter Afonso Dhlakama como o seu principal oponente?

Também, é preciso nos lembrar que não apenas Afonso Dhlakama e tipo de assessores como Simão Bute pensam que em Mocambique só existem Frelimo e Renamo. Desde Setembro passado que temos lido esse tipo de afirmacões, principalmente aqui e no Notícias. Afirmava-se categoricamente que Daviz não venceria as eleicões e ao candidatar-se como independente, era mesmo que um suicídio político. Essas pessoas não eram/são da Renamo nem eram/são do nível do deputado Simão Bute. Exprimem o seu desejo e vêem no povo como burro. O povo moçambicano nem está interessado em demcracia, disseram/dizem eles. Abstenções não são um protesto, mas um consentimento, afirmam ainda.

Depois da vitória de Daviz sobre o binário ou seja Frelimo & Renamo, S.A (permita-me copiar-lhe, UmBhalane), eles mudaram o disco: Beira é uma excepção, pelo que o MDM só existe na Beira, sendo o resto do país uma pertença política da Frelimo e Renamo. Pelo menos até a realização da 2a - sessão do Conselho Nacional do MDM, o discurso era esse.

Uma vez realizada a sessão do CN do MDM em Nampula, com o sucesso, e, com uma recepção calorosa pelos nampulenses, provando-se assim que o novo partido não apenas está instalado na Beira, mas vai-se expandindo e implantando para e em todo o país, eis que subitamente começaram os ataques contra o MDM e o seu presidente. Edson Macuácua não demorou em demonstrar ao que fez na Beira durante a campanha para as autarquias. Os pares deste quase se calaram, mas vão aparecendo no Notícias na página de opinião, onde prestam contas ao partidão.

A verdade é uma, ninguém mais tem o dever de mostrar que 1 + 1 de Dhlakama e seus pares, sejam eles da Renamo ou da Frelimo, podem dar três ou mais, que a maioria dos moçambicanos – sobretudo, essa maioria que se abstem nos dias de votação. Portanto, é dever todos de mostrar isso a 28 de Outubro.