09 junho 2009

E lá se foi a relva com os protectores mágicos

O estádio de futebol situado em Mbabane, capital do reino da Swazilândia, com capacidade para 50 mil lugares, sofreu sérios prejuízos na relva - avaliados em 600 mil dólares - depois que jogadores locais tentaram instalar propiciadores mágicos (muti) destinados a favorecer os bons resultados da casa. Confira aqui em inglês e aqui em francês. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.
Observação: bem, entre nós parece que nunca tivemos nenhum problema sério a esse nível. Creio que apenas houve sururu uma vez, há muitos anos, no Estádio da Machava, em jogo com o Zimbabwe, por causa das patas de macaco...

3 comentários:

Viriato Dias disse...

É caso para dizer, quem não tem cão caça com gato. Superstição??? Espero que a moda não pegue no país, teriam os clubes que recorrer a várias ceitas e curandeiros que o país vê nascer todos os dias como cogumelos em tempos de chuva.

Um abraço

Anónimo disse...

Pois ainda num Progama com a Juventude, na TVM, sexta feira passada, 05/06/09, véspera do jogo com a Tunisia, o Presidente da AMETRAMO, a quem carinhosamente tratavam por "Mano Morais", que também é membro da recém criada "Academia de Ciências de Moçambique" defendia que, os jogadores deveriam purificar-se com banhos apropriados e, a exemplo de outras selecções Africanas, deviamos ter na nossa, pelo menos dois Curandeiros. Dizia ele que são os curandeiros que acompanham as selecções que nos visitam, que mais trabalho nos dão.

umBhalane disse...

Desde que os curandeiros sejam nacionais não há perigo.

Se forem estrangeiros podem ser sabotadores.

A nossa Cahora Bassa.

VIGILÂNCIA.