30 junho 2009

Impacto da crise na indústria mineira da África Austral

A nível da SADC já houve um estudo sobre o impacto da crise financeira mundial na indústria mineira da África Austral. Porém, Moçambique não foi abrangido. Confira aqui. Obrigado ao Thomas Selemane pelo envio do material. Finalmente, recorde aqui, aqui e aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Moçambique não foi envolvido no estudo, porque, EFECTIVAMENTE, somos insignificantes em termos de industria extractiva mineira, em exploração.

Temos um enorme potencial, em particular no carvão, mas, em exploração (com emprego) quase nada.

(Ironia): Uma das "vantagens" das economias débeis, pouco exportadoras, como a nossa ... é sentirem menos os efeitos das convulsões internacionais... pudera, não há sobre o que sentir!
__

Viriato Dias disse...

Mais do que isso, é necessário que o nosso governo comece desde já a pensar na elaboração de um plano de contingência para que, no futuro, não seja apanhado de surpresa. Uma crise na RAS pode muito bem colocar no desemprego milhares de compatriotas nossos que escolheram aquele país para trabalharem. Estaria o governo preparado para uma possível avalanche, porquanto a economia sul-africana tende a ressentir-se da crise financeira mundial?

Um abraço